• Canonical Explica seu Novo Pacote de Censo para o Ubuntu

    Rick Spencer, desenvolvedor da Canonical, efetuou um post de blog [2] sobre a recente descoberta do pacote canonical-census nos repositórios do Ubuntu. Embora a especulação fosse de que a Canonical estaria rastreando os usuários de sistemas pré-instalados do Ubuntu, Spencer lembra que a idéia do pacote de senso é de apenas contar o número de instalações OEM sem identificar os usuários desses sistemas. Spencer ainda afirmou que, em planos anteriores, foi até considerado o envolvimento de OEMs utilizando identificadores únicos, mas esse plano estava muito próximo de um rastreamento, e foi abandonado pelo projeto.


    Então, os desenvolvedores apareceram com um plano de recenseamento que iria apenas enviar o nome do modelo do computador, além de uma contagem do número de vezes que o sistema havia sido atualizado. Com isso, a cada vez que o sistema canonical-census efetua um ping para o servidor com essas informações, um contador é incrementado para aquela combinação particular de nome de modelo e número, que são atualizados. Esse processo permite que os dados sejam anônimos, e ainda assim, dê a Canonical e seus clientes OEM, uma contagem numérica de máquinas ativadas, além de estimar o número de sistemas que estejam online em apenas um dia.

    O pacote canonical-census foi criado para um público de clientes OEM específicos, mas não revelados. Fica a cargo do cliente se deseja ou não revelar os resultados da coleção de dados obtida.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...e-1053610.html
    [2] Post de Blog sobre o canonical-census: http://theravingrick.blogspot.com/20...-uniquely.html