• Amazon Além do Kindle

    Essa notícia poderia atém vir na categoria "especulação", mas parece ser um futuro muito provável. De acordo com rumores, a Amazon, a criadora do Kindle, o e-book reader que mais faz sucesso no mercado de livros digitais, explorou a possibilidade de criar outros dispositivos portáteis, como um media player ou mesmo um smartphone. Por incrível que pareça, as opções parecem ainda estar a disposição da empresa. Afinal, a Amazon, hoje, não vende somente livros. E o que a empresa conseguir fazer para alavancar suas vendas, melhor para ela. No caso do Kindle, as vendas de livros digitais já ultrapassaram a de livros impressos esse ano. E tudo graças a ele.

    Se a Amazon investir em um media player, ninguém vai rir. Afinal, o que ela conseguiu fazer com os livros digitais, poderá fazer com músicas, clipes e filmes. Talvez, um media player fabricado pela amazon, possa ser capaz de executar todo o espectro de produtos áudio-visual digital... e deixar a concorrência no chinelo.

    O primeiro a sentir pressão no mercado será o líder de vendas de música online, a iTunes Music Store. A loja virtual de músicas da Apple é recordista de vendas de músicas digitais no mundo. E caso a Amazon entre nesse mercado, terá potencial para abocanhar logo de primeira, aproximadamente um terço do mercado atual da Apple.

    Essa tática não seria nem um pouco inovadora. Acredita-se até mesmo que4 a Amazon esteja até agora se contendo. A Apple é a que mais se beneficia atualmente no mercado mediante essas estratégias. A Apple não tem somente a iTune Store como loja virtual de sucesso. Ela também tem a App Store, loja virtual especializada em vendas de aplicativos para seus dispositivos portáteis (principalmente iPhone e iPad).

    Porém, existe uma diferença-chave, que pode beneficiar a Amazon. A pioneira no mercado de livros digitais é conhecida como uma provedora de conteúdo. Já a Apple, repetidas vezes afirmou que não faz um grande negócio com a venda de conteúdo (ou pelo menos é essa a imagem que a empresa de Steve Jobs quer passar). A empresa atesta que o foco de suas lojas não é a venda de aplicativos, mas sim, atrair consumidores interessados em adquirir sues produtos como iPhone e iPod.

    A Amazon possui uma divisão de hardware, conhecida como "Lab 126". A mesma é responsável pelo Kindle, desde o seu nascimento, até duas duas últimas "evoluções". E recentemente, rumores apontam que o Lab 126 estaria voltando sua atenção para outros dispositivos que poderiam potencializar as vendas da empresa no mercado digital.

    A minha sugestão para eles (se é que já não estejam planejando o mesmo) é criar um dispositivo multimídia global. Talvez até fundir o mesmo com o Kindle no futuro. Assim, além de permitir a compra e leitura de livros digitais, o pequeno possante poderia executar músicas, clipes e filmes.

    O próprio executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos, o homem responsável pela criação do Lab 126, estaria atualmente inclinado em criar outros dispositivos. Dizem que até mesmo um smartphone seria opção de investimento para o Lab 126. Este projeto pode até ser considerado por muitos como "fora de alcance". Mas não está descartado. E o potencial do Lab 126 é alto. Caso realmente venha criar um smartphone, o mesmo rivalizaria com facilidade o Motorola Droid 2 e o iPhone 4.

    Outra notícia curiosa vindo da Amazon, é que a companhia estaria contratando funcionários com o intuito de expandir o Lab 126. Recentemente a equipe de desenvolvimento da Amazon lançou um Kindle redesenhado, com tela e-Ink melhorada de 6 polegadas diagonais, e um preço convidativo de US$ 139,00.

    O problema é que a Amazon está adiando demais atacar os outros mercados. Enquanto isso, outras empresas começam a "mordiscar" seu mercado de livros digitais. principalmente a Apple, com seu iPad e sua iBookstore. Se a Amazon não "correr atrás do prejuízo", em um futuro muito próximo, poderá ser tarde demais para ela.


    Notícias Relacionadas:

    - Dell Streak: Chegou Tarde e Perdendo
    - Google e Verizon: O Fim da neutralidade na Rede
    - Motorola Droid 2 versus Droid Original


    Links de Interesse:

    - Amazon could build smartphones, MP3 players to compete with Apple

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L