• Comparação de Produtos BI de Código Aberto

    A Forrester [2], uma empresa de pesquisa de marketing, acaba de comparar um grande número de produtos de Business Intelligence (BI) de código aberto existentes no mercado, e publicado um relatório [3]. Uma das curiosidades (que nunca foi novidade para ninguém) é que existem versões comunitárias para a maioria das versões dos produtos empresariais, porém elas possuem muito menos funcionalidade que a versão paga. Esse "paradigma" pode ser melhor apresentado com o exemplo do BIRT [4]. Enquanto sua versão empresarial vem carregada de funcionalidades integradas para uso profissional, a versão gratuita (Eclipse BIRT) não passa de uma coleção de componentes que não servem para uso empresarial.


    A pergunta que fica é: por que deixaram chegar nesse estado? Será intencional, paras e usar e abusar do modelo open source apenas visando o lucro? De que adianta um projeto de código aberto realmente útil se você só poderá ter acesso ao mesmo se pagar? Caso contrário restará a versão "inútil" totalmente aberta para você "não usar".

    Outro ponto "desnecessário" desses "projetos", é a aparente vontade de esconder as versões comunitárias em seus respectivos sites. O Pentaho [5] é um exemplo clássico. Você acessa o site "oficial" e clica na opção de download da versão gratuita. Ele não permite que você baixe nada, e no lugar, lhe apresenta um formulário de contato, para que a equipe comercial possa entrar em contato com você "em breve". Mas se você reparar bem, verá lá no canto superior direito, escondido, um link de menu "community", onde você poderá acessar a versão "gratuita" do software.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...d-1056701.html
    [2] Forrester: http://www.forrester.com/
    [3] Relatório: http://www.actuate.com/info/forresterwave-osbi-q310/
    [4] BIRT: http://www.eclipse.org/birt/phoenix/
    [5] Pentaho: http://www.pentaho.com/

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L