• Apple TV Renomeada para iTV e Resolução de 720p

    E vamos a mais um rumor; agora sobre a Apple. Um novo relatório informa que a próxima atualização para o Apple TV vai adotar o nome de iTV, ao mesmo tempo em que abandona o suporte para saída de vídeo 1080p, para poder estar de acordo com o padrão HDTV de 720p. O rumor, vindo do site Engadget, também afirma que a próxima geração da Apple TV irá trocar o Mac por um dispositivo rodando o iOS, que irá funcionar como um iPod Touch sem tela. O própio Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, já havia apresentado o dispositivo meses antes dele chegar as prateleiras, sob o codinome de iTV.

    Na época, a empresa ainda estava procurando um nome permanente para o dispositivo, mas parece que a escolha de Jobs em 2007 prevaleceu. Desde então, a Apple tem construído a iTunes Store voltada para o consumo de proprietários de dispositivos como iPhone, iPod Touch e iPad, e deixado de lado (ou melhor dizendo, em "modo de manutenção") o Apple TV, sempre ganhando novas funcionalidades e nunca saindo um SDK oficial, que permitiria já naquele a criação de aplicativos de "expansão" de funcionalidades por terceiros.


    Ao convergir o Apple TV em um dispositivo embarcado com o iOS, o mesmo sistema operacional do iPad, iPhone 4 e iPod Touch. a empresa poderia construir uma terceira nova ala de aplicativos no iTunes. Inclusive, com a popularidade do iPad sugere (que já possui um portfolio com mais de 20.000 aplicativos em apenas alguns meses) , esse seria um tremendo potencial para o iTV, expandindo as "funcionalidades do iOS.

    A habilidade da Apple para entrar ganhando no mercado de jogos portáteis (com desenvolvedores em todo mundo projetando jogos para seus produtos) poderia se expandir caso permitisse que seus desenvolvedores para a App Store pudessem portar e otimizar muitos de seus títulos de jogos para trabalhar em aparelhos HDTV, fornecendo uma alternativa muito mais barata, para consoles de jogos mais sérios.

    Se fosse lançado junto ao iPod Touch 4 no próximo mês, a Apple poderia aproveitar a atual excitação a volta do iPad e angariar muitos usuários de HDTV durante as férias, e aproveitar que os seus futuros-potenciais concorrentes ainda estão "amadurecendo": o Microsoft Xbox 360, Sony PS3, e Nintendo Wii.


    A Caçada

    A Apple também tem aumentado a sua "busca e apreensão" de nomes que parecem "pertencer" a sua companhia. Em 2007, o nome "iPhone" representava um produto de telefonia sem fio da Cisco. Desde então, a Apple absorveu os direitos também do iPad (que outros fabricantes clamam ser de sua propriedade) e o próprio iOS (que é o sistema operacional dos roteadores Cisco). Se a empresa continuar nesse ritmo, o iTV será dela, mesmo sendo uma marca registrada de transmissoras do Reino Unido (a Independent Television Authority, uma concorrente da BBC).


    Redução de 1080p para 720p

    A redução de resolução para seu produto, assim como o conteúdo vendido em suas lojas virtuais foi uma estratégia interessante. Mesmo sabendo que 1080p é outro padrão de TV digital, a empresa percebeu que o consumidor não nota diferença de resolução até uma certa distância e isso até televisores de 55 polegadas. O segundo motivo é o padrão ainda corrente de resolução de tela, o 1024x768. O 720p cai como uma luva, já que esse padrão é bem próximo da resolução HDTV.


    Notícias Relacionadas:

    - Apple Utilizando Tecnologia da Liquidmetal
    - Apple Correndo Atrás do Prejuízo com Patch para iPad e iPhone
    - Mark Papermaster deixa a Apple
    - Rumores Quentes sobre o iPhone da Verizon
    - AT&T não tem Medo de Perder Exclusividade nas Vendas do iPhone
    - Problemas no iPhone 4


    Links de Interesse:

    - Next Apple TV to be renamed iTV, drop 1080p, gain apps - rumor

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L