• Ubuntu 11.04 Será Natty Narwhal

    Mark Shuttleworth já anunciou o codinome para a versão do Ubuntu que será lançada em abril de 2011, a 11.04: Natty Narwhal. Shuttleworth afirmou que a natureza dos lançamentos regulares do Ubuntu significa que algo se faz necessário para referenciar a versão que virá após a 10.10, Maverick Meerkat. Algo que seja melhor que (e diferente de) "Maverick+1". Ele disse que selecionou a narwhal como um lembrete de que "nós temos apenas uma espaçonave que pode acolher a toda humanidade". A Narwhal é uma espécie de baleia proveniente do Ártico, que está ameaçada de extinção, facilmente reconhecida pelo seu "chifre" helicoidal na ponta de sua cabeça. Shuttleworth chegou a afirmar que essa espécie é o que nós temos de mais próximo de um "unicórnio".

    O criador do Ubuntu também comentou que a versão "N" dessa distribuição será "a mais elegante de todas" e que muito trabalho ainda precisa ser feito com os chips ARM e o Ubuntu, para "ajudar na redução do aquecimento do planeta". Os codinomes das versões do Ubuntu tem sido nomeadas com um adjetivo e um nome de animal. Tirando as duas primeiras distribuições, a Warty Warthog (4.10) e a Hoary Hedgehog (5.04), todas as demais tem seguido rigorosamente a ordem alfabética, Recomeçando pela seqüência: Breezy Badger (5.10), Dapper Drake (6.06), Edgy Eft (6.10), Feisty Fawn (7.04), Gutsy Gibbon (7.10), Hardy Heron (8.04), Intrepid Ibex (8.10), Jaunty Jackalope (9.04), Karmic Koala (9.10), e a atual versão LTS (Long Term Support), Lucid Lynx, 10.04.

    Existe uma página Wiki [2] que mostra com detalhes essa história de codinomes para as versões do Ubuntu, e ainda sugerem codinomes para todas as outras versões ainda não lançadas dessa distribuição Linux (até a letra Z), já estourando o final dessa década.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...l-1061130.html
    [2] Página Wiki com os Codinomes do Ubuntu: https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames