• Google Adiciona Suporte à Chat em Vídeo para Linux

    O Google anunciou nesta última sexta-feira 20 de agosto, que já estão disponíveis os serviços de voz e vídeo para Linux, e essa nova funcionalidade pode ser acessada a partir da tela do Gmail, do Orkut e da página personalizada do buscador. O serviço já está sendo utilizado por usuários de Windows e Mac OS X desde o mês de novembro de 2008, quando foi originalmente lançado.



    De acordo com o Engenheiro de Software do Google, Tristan Schmelcher, usuários do Linux eram os que mais encaminhavam pedidos de acesso ao serviço de videoconferência; para ter acesso a conversa por voz e vídeo, é necessário instalar um plug-in, disponível em gmail.com/videochat. Até o momento, o novo recurso roda no Ubuntu e em outras distribuições baseadas no Debian, e segundo declarações dos porta-vozes do Google, em breve deverá ser disponibilizado o suporte para Red Hat Linux.

    Justin Uberti, responsável pelos serviços de voz e vídeo na empresa, disse através de uma postagem em seu blog [2] pessoal, que não foi nada fácil integrar esta nova ferramenta ao Linux. Ele enfatizou que foi necessário realizar um trabalho de engenharia de forma bastante aprofundada, para desenvolver uma solução de renderização de vídeo e um gerenciador de áudio com características tão inovadoras, além da implementação de um suporte para 64 bits e realização de testes de compatibilidade com diversas webcams.


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...t-1062588.html
    [2] Justin Uberti: http://juberti.blogspot.com/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L