• Lançado Python 3.2 Alpha 2

    Continuando os esforços para melhorar e estabilizar a série Python 3.x, os desenvolvedores acabam de anunciar o lançamento do segundo Alpha do Python 3.2. Desde o estabelecimento da moratória da sintaxe da linguagem do Python 3, iniciada em novembro de 2009, não há mudanças na linguagem ou tipos built-in nessa versão. A Alpha 2 vem com algumas melhorias na gestão do Python Global Interpreter Lock para um melhor multi-threading, dede o lançamento do primeiro Alpha realizado em agosto desse ano de 2010.

    Recentemente implementado no Alpha 2 está o PEP 391, que permite a configuração de login a partir de um dicionário, e assim, torná-lo suficientemente flexível para trabalhar com os arquivos de configuração do XAML ou JSON. Muitas outras melhorias e correções estão presentes nesse segundo Alpha, que está bastante detalhado no arquivo NEWS da versão, como as correções para vazamento de memória, crashes e outros erros. Existe também um sumário do que já está planejado para o Python 3.2 em "What's New In Python 3.2".

    Assim como todas as versões em desenvolvimento, o Python 3.2 Alpha 2 não é indicado para ambientes de produção, muito menos utilização do mesmo em missão crítica. Claro que os desenvolvedores mais que incentivam seus usuários a testarem esse segundo Alpha, e oferecer feedback ao reportar os bugs encontrados. Se você estiver interessado em testar o segundo Alpha do Python 3.2, faça o mesmo em um computador a parte de seu sistema em produção. O Python 3.2 Alpha 2 pode ter o código-fonte baixado a partir de um arquivo tar. Para os usuários Windows e Mac, os instaladores para Windows x86, Windows x86-64 e Mac OS X estão disponíveis. Já a versão 64-bit para Mac OS X ainda não está disponível, e os desenvolvedores afirmam que a mesma será disponibilizada com o lançamento do próximo Alpha do Python 3.2.


    Sobre a Linguagem

    Para quem ainda não conhece, Python é uma poderosa linguagem de programação (e de scripts) que lhe permite trabalhar de forma mais rápida, integrando seu sistema de forma mais eficiente. A curva de aprendizado em Python é fantástica: com um pouco de dedicação e algumas horas de estudo, você já poderá dominar o básico dessa linguagem intuitiva e extremamente poderosa.


    Curso de Python Gratuito no Under-Linux

    Para os interessados em aprender Python, o usuário Magnum aqui do Portal Under Linux está criando um curso completamente gratuito sobre essa linguagem de programação. O curso é dividido por aulas, onde o aluno poderá interagir com o professor via comentários, ou mesmo contato direto via sistemas de mensagens do Portal Under-Linux. Se você tem interesse em participar, crie uma conta no Portal Under-Linux e acesse o índice das aulas do curso de Python:

    Curso de Python no Under Linux
    http://under-linux.org/curso-linguag...o-python-1450/

    Lembrem-se que o mercado de trabalho sempre está a procura de bons profissionais, e quanto mais qualificado você for, maior as suas chances de conseguir aquela vaga promissora. Por isso, mãos-à-obra e dedique-se aos estudos.


    Links de Interesse:

    - Second alpha for Python 3.2 arrives