• Google Instant foi Inventado pelo Yahoo! em 2005

    Ainda no tema, logo após o lançamento do sistema de buscas parciais (e instantâneas) do Google, Steven Hood, ex-gerente de produtos do Yahoo, publicou um post em seu blog apontando que em 2005, a empresa já havia criado uma ferramenta chamada Live Search, uma aplicação online baseada em AJaX (Asynchronous JavaScript and XML) similar ao Google Instant. Neste post, Hood descreve que "[O Google instant] é uma mudança fundamental para o modelo de interação com o usuário que não se conseguiu alcançar por anos", e completou que, "Por todas as contas, esta é uma inovação ousada e corajosa. É por isso que pode lhe surpreender, ao saber que o Google Instant já tem atualmente cinco anos de idade. O Yahoo o construiu em 2005".

    Na época, Hood liderou uma equipe que desenvolveu as primeiras aplicações AJaX do Yahoo, e uma delas ele descreve como sendo o "nosso maior projeto e coroação", era o LiveSearch, um motor que oferecia sugestões de buscae apresentava páginas de resultados em "tempo real" a medida que você digitava. "foi quase que exatamente o mesmo produto que o Google Instant".

    Mas havia diferenças. As sugestões de busca do LiveSearch, por exemplo, eram apresentadas no lado esquerdo da página, ao invés de numa janela abaixo da caixa de pesquisa. De acordo com Hood, o motivo era para evitar a distração do usuário, e o seu potencial desvio na busca pelos parâmetros iniciais. Mas claro que esta parece ser a intenção do Google: não somente facilitar a exposição de resultados para seus usuários, mas fazer com que os mesmos possam ficar mais tempo utilizando seu sistema de buscas para "pesquisas comparativas".

    Ele também informa que o serviço não foi inaugurado diretamente na página principal de buscas do yahoo, mas sim, no serviço AllTheWeb, um site de buscas isolado que o Yahoo havia adquirido alguns anos antes. Hood chegou a comentar que "o Yahoo não nos deixaria embarcar o LiveSearch no Yahoo.com, ou como parte do motor de buscas do Yahoo".

    "Você precisa lembrar que, naquele tempo, o negócio de buscas do Yahoo estava indo apenas bem, e que havia muito pouco apetite institucional para o risco com produtos. Como resultado, idéias "grandes" ou perturbadoras eram deixadas de lado com freqüência. Agora, com o avanço tecnológico, em processamento ferramentas e largura de banda (além do maior acesso as residências de todo o mundo), parece ser "a hora certa" de "reinventar". E foi isso que o Google fez. Claro que tudo tem um pé no "mercado", e o Google precisava de algo como o Instant Search para continuar na briga com a recente concorrência.

    O único efeito colateral talvez seja a super-exposição de informação inicial, mas para os "viciados" em Internet que já perdem horas navegando em suas redes sociais, talvez esse seja um bom efeito retroativo (além de garantir que o usuário volte a ficar mais temp no Google que em seus concorrentes querendo sua atenção. No fundo, tudo isso não passa de uma estratégia da Gigante da Internet em retomar para si o posto de "mais utilizado" na Internet. Mas acredito que será mais produtivo para o usuário, pois o mesmo estará "procurando algo que lhe interessa" no quesito informação, e não se perdendo completamente em improdutividade numa rede social.


    Links de Interesse:

    - Google Instant 'invented by Yahoo! in 2005

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L