• Jailbreaking no Apple TV

    Para desgosto da Apple, a Biblioteca do Congresso norte-americano recentemente legalizou o jailbreaking de dispositivos eletrônicos em um esclarecimento ao Digital Millenium Copyright Act de 1998. O movimento põe a Apple em uma posição bastante desagradável, já que a política da companhia é a de travar a funcionalidade de seus dispositivos para uso pelos seus consumidores, e mesmo assim, tem se provado ineficaz no desenvolvimento de proteções o suficiente que venham a prevenir os "entusiastas" de software firmware a quebrarem seus bloqueios.

    E a Apple tem perpetuadamente manifestado sua consternação perante essa nova política, dizendo que o jailbreaking destrói a experiência "mágica" de seus dispositivos. A empresa de Steve Jobs afirma que jailbreaking suporta uma grande quantidade de atos criminosos, incluindo terrorismo, o tráfico de drogas, e o crime organizado. Pura apelação? Ou há provas concretas de tal acusação?

    Enquanto não obtemos essa resposta, podemos afirmar apenas uma coisa: fazer jailbreaking de produtos da Apple parece ser fácil na mão desses especialistas. Mal foi lançado o novoApple TV e ele já foi desbloqueado. Com isso, outra pergunta fica no ar: por que efetuar jailbreaking neste dispositivo, que não possui nem disco rígido? A resposta vem do próprio jailbreaking. Foram descobertas várias funcionalidades trancadas dentro do dispositivo da Apple, que a empresa parece não querer que seus consumidores as utilize.

    O jailbreak para o produto da Apple pode ser feito através da ferramenta de jailbreaking chamada SHAtter, desenvolvida por @pod2g. O SHAtter é um jailbreak para iOS (o sistema operacional da Apple que vem embarcado na maioria de seus produtos) que a empresa da maçã não consegue fazer nada para detê-lo, já que o mesmo explora o boot via ROM durante a inicialização. Com isso, a ferramenta pode ser utilizada para enganar o Apple TV, para assim remover a imagem atual do firmware do iOS e instalar uma imagem jailbreak pela ferramenta do Apple Dev Team's Pwnage.

    Assim como o recente jailbreaking do iOS 4.1 utilizado no iPhone 4, o novo jailbreak é extremamente impressionante, dada a sua rápida recuperação. A nova segunda geração do Apple TV ainda não tem data oficial marcada para serem entregues. A própria Apple está fazendo silêncio sobre o assunto. Inicialmente a empresa indicou que o mesmo seria comercializado em setembro, mas agora a última data provável seria no dia 18 de outubro deste ano de 2010. A culpa pelo atraso pode ser devido a problemas no abastecimento, ou outro fator interno a empresa que desconhecemos.

    Outro ponto interessante a se ressaltar é a quantidade d jailbreaking efetuado nos produtos da Apple. Seriam eles em grande quantidade a ponto de sacrificar o capital da empresa? Ou a Apple está tendo mais lucro desta forma, já que mais compradores resolveram comprar o dispositivo justamente pela possibilidade de desbloqueio?

    E no caso do Apple TV, até que ponto um desbloqueio do dispositivo pode comprometer comercialmente a empresa? Será que o sistema seria tão falho a ponto de um simples desbloqueio permitir acesso irrestrito ao conteúdo? Ou simplesmente a Apple não gosta de ver seus produtos modificados?

    Outro ponto a analisar diz referência aos Apps que poderiam ser instalados em um produto desbloqueado. No caso do novo Apple TV, o mesmo virá com um processador ARM A4 e 256MB de RAM. Parece o suficiente em processamento e memória para uso com qualquer app. O único problema é o espaço da memória flash, com apenas 8GB. Outro ponto negativo é que esse mesmo espaço reduzido é utilizado para cache, o que compromete mais ainda o espaço útil de armazenamento do dispositivo. E não estamos nem falando ainda nos possíveis problemas de performance.


    Links de Interesse:

    - Jailbreakers Free Apple TV From Its Maker's Restrictions
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de dafranca
      dafranca -
      apple nao quer o sistema desbloqueado para nao permitir que os usuarios instalem suporte para outros codecs de videos... pois assim o usuario ao invez de comprar um video ele pode baixar da internet via torrent e tocar na appletv
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L