• Microsoft Processa Motorola

    Nesta sexta-feira, dia 1 de outubro de 2010, a Microsoft iniciou um processo contra a Motorola em duas Cortes Distritais em Washington, nos Estados Unidos, onde apresentou uma queixa perante a Comissão de Comércio Internacional (International Trade Commission). A empresa de Redmond alega que a Motorola infringiu nove de suas patentes relacionadas a experiências-chave nos smartphones, como a sincronização de e-mail, calendário e contatos, além da notificação de aplicativos sobre as mudanças da força do sinal e da carga da bateria.

    A Microsoft ainda apresenta o Motorola Droid 2 como exemplo de todas essas infrações de patentes. Em um comunicado, Horacio Gutierrez, vice-conselheiro geral da Microsoft disse que "Nós temos uma responsabilidade para com nossos cliente, parceiros e acionistas, para salvaguardar os bilhões de dólares que nós investimos cada ano, ao trazer produtos e serviços inovadores para o mercado".

    A ação mostra como a Microsoft está tentando alinhar os fabricantes de celulares para utilizarem seu sistema operacional para dispositivos móveis - o Windows Phone 7. Embora o Android - sistema operacional para dispositivos móveis do Google - possa ser utilizado de forma gratuita, a Microsoft vem tentando fazer com que os fabricantes de celulares tentem considerar os possíveis problemas de propriedade intelectual e os custos relacionados, antes de embarcarem seus produtos com o Android.

    Ainda no início desse ano, a Apple havia processado a HTC por violação de patentes. Vale ressaltar que a HTC produz aparelhos para serem utilizados tanto com o Windows Phone quanto para o Android. Em junho, a Apple ampliou sua ação, acrescentando mais duas patentes no processo. Então, a HTC respondeu contra, alegando que a Apple viola cinco de suas patentes. A ideia aqui é dizer que a Microsoft fornece junto com seu sistema operacional Windows Phone, a proteção de patentes, algo que o Google, muitos dizem, ainda tem que se comprometer.

    O ataque pode também ser visualizado como uma represália a perda de mercado, já que a Motorola, antes parceira da Microsoft em seus aparelhos, começou a ampliar seu leque de produtos com o sistema operacional Android do Google.

    Outro ponto interessante é que o sistema de patentes ainda permite que você patenteie funcionalidades. Mesmo sabendo que existem milhares de caminhos para se chagar a mesma. E muitos, mesmo alcançando determinada funcionalidade por hardware e software diferentes nos descritos na patentes, são constantemente ameaçados por quem detém essas patentes. Isso é um verdadeiro atraso tecnológico, contra qualquer inovação, e só faz com que patent trolls se deliciem com a situação. O que importa é o dinheiro, não o avanço.

    Ao ser contatada, a Motorola ainda não se pronunciou sobre o processo movido pela Microsoft. Um representante do Google também não respondeu de imediato, e esse pode vir a se tornar um caso complexo e complicado como o da Apple contra a HTC.

    Em um comunicado feito em um post de blog, Gutierrez defende a Microsoft dizendo que "As regras da estrada são bem estabelecidas na indústria de software, e fundamental para o crescimento da indústria e de impacto economico é o respeito pelos direitos dos outros". Você concorda?


    Links de Interesse:

    - Aiming at Android, Microsoft sues Motorola
    Comentários 4 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      Nao concordo. Isso é um verdadeiro atraso tecnológico, contra qualquer inovação, e só faz com que patent trolls se deliciem com a situação. Para eles, o que importa é o dinheiro, não o avanço.
    1. Avatar de sergio
      sergio -
      "...direito dos usuários..." ???? Que usuários?? Sinceramente essas empresas e seus conselhos de acionistas deveriam parar com isso. Será que deveremos viver na idade média só para esses caras ganharem dinheiro?

      Sei que não vejo uma "luz no fim do túnel" enquanto nós, simples mortais, concordarmos com esses desmandos, seja por alienação ou simplesmente por conveniência.
    1. Avatar de pkmc
      pkmc -
      Mais uma vez o poderiu econômico das grandes Hold's, tentam pressionar o mercado para encherem seus bolsos com umas poucas centenas de milhares de dólares a custa do consumidor final que sempre acaba pagando o pato.
    1. Avatar de misterbogus
      misterbogus -
      uma coisa é o Tio Bill processar empresinhas, outra coisa é bater de frente com a motorola. Acho que o Tio Bill vai levar cana
    + Enviar Comentário