• CRUX Linux 2.7

    O desenvolvedor Tilman Sauerbeck anunciou neste domingo, o lançamento da versão 2.7 para o CRUX. Após um incessante trabalho de desenvolvimento, o CRUX 2.7 foi liberado trazendo importantes atualizações para a biblioteca glibc que vem na versão 2.12.1, o compilador GCC 4.5.1 e Binutils 2.20.1; a versão também apresenta o Linux kernel 2.6.35.6, o X. Org 7.5 e X. Org Server 1.9.0. Para economizar espaço, todos os pacotes enviados com a imagem são comprimidos com xz, que requer uma nova versão do pkgutils, um pacote gz compactado de pkgutils que foi colocado no /tools subdirectory. Além da habitual imagem ISO, uma imagem adequada para drives USB está disponível a partir de servidores de download do CRUX.



    Compondo as novas funcionalidades do pkgutils houve a adição do gzip, o pkgmk foi aprimorado para opcionalmente comprimir pacotes recém-construídos com bzip2 ou xz. Ainda sobre o pkgutils, há a possibilidade de leitura de pacotes que tenham sido comprimidos com o bzip2 e xz além do gzip.

    CRUX é uma distribuição GNU/Linux bastante leve, otimizada para arquiteturas i686 e voltada para usuários mais experientes no mundo Linux. O foco principal desta distribuição é "keep it simple", que reflete em um sistema de pacotes simples baseado em arquivos tar.gz, enquanto seu objetivo secundário é a utilização de novos recursos do Linux, ferramentas inovadoras e bibliotecas.

    CRUX utiliza apenas pacotes estáveis na sua instalação, podendo requerer a compilação de alguns aplicativos. Informações adicionais sobre este lançamento podem ser vistas em suas notas oficiais através de seu próprio site. Para download, há a seguinte disponibilidade: xis-2.7.iso (226MB, MD5, torrent).


    Saiba Mais:

    [1] CRUX 2.1: http://lists.crux.nu/pipermail/crux/...er/009284.html
    [2] Download do CRUX 2.7: http://crux.nu/Main/Download.

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L