• Microsoft Desiste do Desenvolvimento do IronPython e IronRuby

    Microsoft desistiu de trabalhar no desenvolvimento de IronPython e IronRuby, e entregou a responsabilidade para a comunidade open source. Para muitos, essa decisão foi surpreendente: pouco depois de sair da Microsoft no início de agosto passado, o desenvolvedor chefe do IronPython, Jimmy Schementi, já havia expressado tamanho desapontamento sobre o fato de sua equipe ter sido reduzida pela metade, dentro de um ano. O desenvolvedor disse que esta era a razão pela qual a equipe precisava de tanto tempo para finalizar o trabalho de suporte do Visual Studio para o IronPython.

    Provavelmente, também foi esta a razão pela qual o suporte IDE no Visual Studio para IronRuby ficou indisponível por um longo tempo. Um protótipo relacionado foi anunciado em uma postagem no blog feita por Jason Zander, que foi responsável pelo desenvolvimento e implementação das duas linguagens de script. Ele também explica as mudanças que afetam os dois projetos.



    No futuro, o desenvolvimento de IronPython será coordenado pelo programador-chefe do Mono, Miguel de Icaza, e por Michael Foord, Jeff Hardy e Schementi. Schementi e Icaza também irão coordenar o desenvolvimento contínuo do IronRuby. Todos os desenvolvedores já tinham estado anteriormente envolvidos nos projetos. O que é diferente para a comunidade é que ele agora pode fazer alterações para as implementações sem influência da Microsoft. Sendo assim, os programadores da Microsoft vão no máximo, ser envolvidos nos projetos em uma base não-oficial.

    Enquanto Schementi vê a decisão da Microsoft de uma forma positiva, Hardy expressou a sua decepção com o fato, mas disse que seu objetivo é liberar IronPython 2.7 antes do final do ano. Iniciados há seis anos, IronRuby e IronPython foram os principais projetos da Microsoft para o ambiente Dynamic Language Runtime (DLR) para linguagens de script dinâmicas em . NET 4. As ferramentas de desenvolvimento para IronPython e IronRuby estão disponíveis como código aberto sob a licença Apache.


    Saiba Mais:

    [1] Jason Wanders Weblog: http://blogs.msdn.com/b/jasonz/archi...-ironruby.aspx