• GCC Irá Suportar a Linguagem Go

    O comitê de direção do GCC, GNU Compiler Collection, anunciou que o compilador do projeto GNU proverá suporte à linguagem Go[2]. Atualmente o GCC 4.4.3 suporta as lingugens C, C++, Objective-C, Fortran, Java, e Ada. O suporte à linguagem do Google estará disponível a partir da versão 4.5. A inclusão dessa linguagem linguagem será gerenciada e mantida por Ian Taylor, do Google, enquanto os gerentes do GCC serão responsáveis por migrar os novos códigos para o GCC.


    O anuncio foi realizado um dia após o anuncio feito por Taylor, na lista de discussão golang-nuts, que a licença da linguagem Go irá conter uma concessão de patentes explícita.

    A linguagem Go, desenvolvida pelo Google, é uma linguagem compilada, com tipagem dinâmica, velocidade comparável ao C/C++, utiliza ponteiros e otimizada para processadores com vários núcleos. Podemos dizer que ela alia as características do Python ao desempenho do C/C++. Dentre os desenvolvedores da linguagem Go destacam-se, Ken Thompson (co-criador do Unix), Pike (responsável pela criação do esquema UTF-8) e Robert Griesemer (criador do motor JavaScript do Chrome).


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-Line: http://www.h-online.com/open/news/it...Go-915787.html
    [2] Go Language: http://golang.org/
    [3] Go Nuts Mailing List: http://groups.google.com/group/golan...881ceab22cd1b7

    Sobre o Autor: Magnun


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L