• xPUD 0.9.5 com Bases no Ubuntu Maverick Meerkat

    Chen Ping-Hsun anunciou a disponibilidade de uma versão de desenvolvimento para o xPUD 0.9.5, uma distribuição minimalista, com uma interface de usuário personalizada, projetada principalmente para kiosks e netbooks. Compondo os novos recursos e características, a versão é baseada no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, no kernel 2.6.35.7 e vem juntamente com uma compilação atualizada de software de sistema.



    Juntamente com esta versão, há o lançamento de um projeto chamado TableWare, um gerenciador de janelas baseado em Web que substituiu a antiga aplicação XPCOM mozplugger com os seguintes componentes de software: novo plug-in NPAPI baseado no novo gerenciador de janela XCB, suporte à Node.js e WebSocket, novo daemon com inotify, além de suporte à D-Bus, sistema de runtime baseado em WebKit. Portanto, os usuários poderão aproveitar bastante todas essas funcionalidade e os novos recursos que o sistema oferece, com a possibilidade de escrever um gerenciador de janelas utilizando CSS/HTML e JavaScript, em 297 linhas de código.

    xPUD é é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu, que opera em modo LiveCD/ USB. Ele é composto principalmente de um navegador e um player de mídia, com uma interface de usuário simples na parte superior. O objetivo dos desenvolvedores é criar um sistema operacional que seja extremamente leve, com rápida inicialização, incluindo aplicativos de uso diário, além de apresentar uma interface intuitiva e fácil de usar. O anúncio de lançamento para a versão 0.9.5 pode ser lido na íntegra e inclui uma série de screenshots. Para download, xPUD está liberado através de imagem ISO de 65 MB.


    Saiba Mais:

    [1] xPuD 0.9.5: http://penkia.blogspot.com/2010/11/x...verything.html
    [2] Download xPuD: http://xpud.org/download.en.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L