• Lançado KNOPPIX 6.4.3

    O líder em desenvolvimento do KNOPPIX Klaus Knopper, anunciou no último dia 24 deste mês, o lançamento do seu KNOPPIX 6.4.3. Este release é uma edição de aniversário que está agora disponível em imagens DVD e CD e foi completamente atualizado a partir do Debian Lenny, "Testing" e "Unstable"; ele utiliza o kernel do Linux na versão 2.6.36.1, X.Org 7.5 para suporte à uma gama de hardware mais atual. Há também módulos gráficos Noveau (experimental free) suportando placas NVidia, com aceleração gráfica via KMS (Kernel Mode Settings).



    Para os que não o conhecem, Knoppix é uma distribuição GNU/Linux originária do Debian, com uma coleção de software GNU / Linux, sistema de detecção automática de hardware e suporte para muitos cartões gráficos, placas de som, dispositivos SCSI e USB, além de outros periféricos. O Knoppix foi um dos primeiros LiveCDs de GNU/Linux, e a partir dele surgiram vários projetos como o Kurumin que utilizou a sua capacidade de rodar a partir do CD, fazendo uma adaptação à realidade de usuários brasileiros, além de adicionar mais software e scripts de configuração.

    Informações extras sobre a versão 6.4.3 do KNOPPIX podem ser encontradas em seus Release Notes. Para download, há a disponibilidade a partir de espelhos na área correspondente do site do KNOPPIX.


    Saiba Mais:

    [1] KNOPPIX: http://knopper.net/knoppix/knoppix64-en.html
    [2] Knoppix Mirrors: http://www.knopper.net/knoppix-mirrors/index-en.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L