• Firefox 4 Adiciona IndexeDB

    Embora a especificação ainda não esteja assinada, a equipe de desenvolvimento do Firefox já escolheu um API IndexedDB para a próxima versão do seu popular navegador. Ele fará sua primeira aparição na nona versão beta do Firefox 4, que será lançada em breve. A maneira utilizada pelos browsers para armazenar dados localmente (e se eles devem armazenar esses dados), tem sido um tema bastante popular na conversa sempre que entre dois desenvolvedores Web, toda vez que eles se encontram.

    Todos os navegadores têm agora as implementações do modelo de armazenamento na Web. Contudo, esse modelo só foi projetado para armazenar pequenos volumes de dados; A alternativa proposta pela W3C, o WebSQL, não teve uma aceitação generalizada - em parte porque está ligado ao uso do SQLite como o seu banco de dados local. O W3C parou de trabalhar no WebSQL em novembro de 2010.

    IndexedDB é de uma certa forma, simples de usar, à medida em que "renuncia" ao SQL e oferece apenas um simples key-value store. Por outro lado, ele apresenta algumas características como a facilidade de uso sob a forma de índices, automaticamente gerando chaves e transações. O banco de dados IndexedDB é capaz de segurar objetos JavaScript e tipos de dados como números e strings; os aplicativos podem se comunicar com o banco de dados de forma síncrona ou assíncrona - os manipuladores de eventos em último caso, são necessários para processar os eventos gerados pelo próprio banco de dados.

    A implementação do Firefox ainda não está totalmente em conformidade com o padrão da versão atual. Ele está atualmente sem funções síncronas, e de maneira inversa inclui um método getAll () que não esteja no padrão. O objeto central é chamado mozIndexedDB ao invés de IndexedDB, conforme foi especificado no documento do W3C; o prefixo destina-se a sublinhar que não é uma implementação padrão. A Microsoft publicou recentemente a sua implementação de referência do próprio IndexedDB em seu HTML5 play area.


    Saiba Mais:

    [1] IndexDB in Firefox: http://hacks.mozilla.org/2011/01/ind...-in-firefox-4/
    [2] IndexDB Primer: https://developer.mozilla.org/en/Ind...dexedDB_primer
    [3] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...B-1169261.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L