• IPFire 2.9 Disponível

    Após a liberação da última versão de manutenção em novembro de 2010, a equipe do IPFire lançou uma nova versão oficial, a 2.9. Cerca de 400 mudanças foram implementadas neste lançamento e cerca de cem testers instalaram pelo menos uma das versões beta. IPFire tem agora um novo serviço que é chamado de fireinfo. Ele pode ser ativado como uma opção e tem a capacidade de enviar informações anônimas sobre o sistema para o projeto.

    Os desenvolvedores fazem recomendações para que os usuários ativem esse recurso, para que a equipe desenvolvedora possa aprender com as estatísticas que serão coletadas. IPFire 2.9 é baseado no Linux kernel 2.6.32.28, que será mantida pelos desenvolvedores do kernel por vários anos. Além do kernel padrão, há um kernel PAE habilitado que é capaz de lidar com mais de 4GB de memória.

    IPFire 2.9 também apresenta mudanças na interface de usuário, melhorando questões de usabilidade e apresentando correção de algumas falhas que foram detectadas. O network time daemon foi ativado por padrão, um erro de cálculo da largura de banda utilizada em conexões VPN foi corrigido, o que anteriormente causava uma desaceleração nas conexões; houve também atualizações de software como apache2 (2.2.17), dhcpcd (5.2.9), snort (2.9.0.2), strongswan (4.5.0), smartmontools (5.40), cpio (2.11), findutils (4.4.2), libcap (2.19), entre outras mudanças que podem ser vistas em suas notas oficiais de lançamento. Para download, há a disponibilidade de uma imagem ISO de 63.6 MB.


    Saiba Mais:

    [1] IPFire: http://www.ipfire.org/news/release_ipfire_2_9
    [2] Download IPFire 2.9: http://www.ipfire.org/downloads

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L