• Disponível LibreOffice 3.3

    A Document Foundation anunciou hoje, 25 de janeiro, o lançamento da versão final do LibreOffice 3.3, após quatro meses de um intenso trabalho de desenvolvimento, envolvendo uma equipe que se expandiu para mais de cem pessoas e quatro Release Candidates. LibreOffice foi criado em setembro do ano passado, após a frustração com os planos de desenvolvimento do OpenOffice da Oracle. Desde o rompimento com a
    empresa fornecedora dos mais renomados databases do mundo, o aumento do número de desenvolvedores e um modelo de desenvolvimento de fonte aberta favorável tem permitiram que a Fundação liberasse antecipadamente o seu "agressive schedule", além de oferecer uma série de novas e originais características que o distinguem do Oracle OpenOffice 3.3.

    Caolan McNamara da Red Hat, um dos líderes da comunidade de desenvolvimento, disse que os desenvolvedores já estavam animados pelo fato deste ter sido o primeiro lançamento estável, além de estarem ansiosos para obter feedback dos usuários. Além disso, a Fundação também destaca uma série de características únicas para LibreOffice, tais como a capacidade de importar arquivos SVG, facilidade de formatação de título de página no Writer, melhorias para as ferramentas de navegação do Writer, melhor gerenciamento de folhas e células no Calc e suporte à importação de documentos para o Microsoft Works e Lotus Word Pro. LibreOffice também traz extensões de pacotes para PDF import, um console para apresentação de slides e um construtor do relatório melhorado.

    LibreOffice 3.3 também inclui todas as melhorias do OpenOffice 3.3: manipulação de propriedades personalizadas, incorporação de fontes padrão em documentos PDF, uma nova fonte Liberation Narrow, documento de uma melhor proteção em Calc e Writer, suporte a um milhão de linhas no Calc, e muito mais. A Document Foundation observa que vários desses recursos foram realmente contribuições feitas por membros da equipe LibreOffice antes da criação da própria Fundação. Todas as características do LibreOffice são detalhados em um página "New Features", e o download da nova versão pode ser feito a partir do site do LibreOffice. A versão 3.3 é licenciada sob a GNU LGPL versão 3, e está disponível para Windows, Mac OS X (Intel e PPC) e Linux (32 bits e 64 bits em pacotes deb e rpm).


    Saiba Mais:

    [1] LibreOffice 3.3: http://www.libreoffice.org/download/...res-and-fixes/
    [2] The Document Foundation Wiki: http://wiki.documentfoundation.org/ReleasePlan
    [3] Download do LibreOffice: http://www.documentfoundation.org/
    Comentários 3 Comentários
    1. Avatar de slacklex1981
      slacklex1981 -
      Instalado!
    1. Avatar de sandrosfc
      sandrosfc -
      Ótima notícia! Já instalei no windows e no Arch,saindo o Squeeze,removo o openoffice e mando o Libre também.
    1. Avatar de slacklex1981
      slacklex1981 -
      Já removi o Open que vem com o Ubuntu 10.04 e já instalei o Libre
    + Enviar Comentário