• Preview de Desenvolvimento com Wireshark 1.5.0

    O Wireshark recebeu sua versão 1.5.0 nesta terça-feira. Segundo os desenvolvedores, o release 1.5.0 é um preview de desenvolvimento do que será Wireshark 1.6, destinado a testar novas funcionalidades. Voltado para early adopters e testers, o lançamento experimental inclui uma série de novas funcionalidades e atualizações em relação ao ramo 1.4.x, como a opção para ocultar as colunas na lista de pacotes, exportação de objetos SMB e a capacidade de exibir o código BPF compilado para filtros de captura no diálogo Capture Options.

    Os usuários agora são agora capazes de salvar arquivos com um id group de user especificado via Dumpcap, e similarmente para text2pcap, o Wireshark pode agora importar text dumps. Outras mudanças incluem uma opção para ocultar as colunas na lista de pacotes, verificação de sintaxe nos filtros de captura, suporte à novos protocolos, suporte à captura de arquivos atualizado e várias correções de bugs. Os desenvolvedores também observam que os gráficos são salvos como arquivos PNG por padrão.

    Como em todas as versões de desenvolvimento, o uso em ambientes de produção e em sistemas de missão crítica não é recomendado. Testes realizados, dentro dos quais for encontrada alguma falha, devem ser relatados à equipe desenvolvedora, para que os ajustes sejam feitos.

    Informações adicionais sobre esse preview de desenvolvimento pode ser encontradas através de uma postagem publicada na mailing list. Os binários do Wireshark para Windows e Mac OS X, bem como o código-fonte para a versão de desenvolvimento 1.5.0 estão disponíveis para download a partir do web site da Fundação Wireshark. A última versão estável é Wireshark 1.4.3, uma atualização de segurança e de manutenção liberada no início deste mês.


    Saiba Mais:

    [1] Wireshark 1.5.0: http://www.wireshark.org/lists/wires.../msg00002.html
    [2] Heise On-line: http://www.h-online.com/open/news/it...s-1176844.html