• Jaspersoft: Análise de Dados com NoSQL

    Jaspersoft é uma empresa que oferece conectores para seu software de Business Intelligence, com o intuito de permitir o acesso aos dados armazenados em clusters Hadoop, em diversas bases de dados NoSQL e Netezza, Vertica e EMC Greenplum's MPP (analysis databases). Os acessos Jaspersoft à clusters Hadoop via SQL-addon Hive, oferecem suporte para o armazenamento em sistema de arquivos HDFS e no banco de dados HBase. O software de BI também suporta os bancos de dados NoSQL Cassandra, MongoDB, Riak, HBase, CouchDB, Neo4J, Infinispan, VoltDB, Redis e VMware Gemfire.

    Além desses recursos, Jaspersoft visa essas tecnologias de armazenamento de dados distribuído voltadas para grandes volumes, como parte de uma tendência "Big Data": os dados são armazenados em volumes terabyte ou petabyte, habituando-se à uma carga de alto nível técnico e financeiro, referente à bancos de dados SQL convencional. A Jaspersoft espera que os novos conectores, em versões open source relativo à maioria dos que estão disponíveis, destaquem a flexibilidade oferecida pelo seu software de BI.

    Ao invés de tabelas e relações, os bancos de dados NoSQL armazenam dados orientados à documentos (CouchDB, MongoDB), gráficos (Neo4J), key value pair (Redis, Riak) ou orientados à coluna (Cassandra, HBase). A fim de alcançar um elevado nível de escalabilidade, eles tendem a oferecer garantias de menor consistência, se forem comparados à bancos de dados relacionais.


    Saiba Mais:

    [1] Jaspersoft Big Data: http://www.jaspersoft.com/bigdata
    [2] Jasperforge: http://jasperforge.org/projects/bigd...nosqlandhadoop

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L