• Quartz Scheduler Atualizado para Versão 2.0

    A versão 2.0 do agendador de tarefas empresarial de código aberto baseado em Java, Quartz Scheduler, foi lançada pelos desenvolvedores através da Terracotta. Quartz permite aos desenvolvedores acrescentar uma base de trabalho de controle mais sólida em tempo de execução à sua aplicação, além de ser adequado para pequenas aplicações ou sistemas de grandes empresas.

    Uma grande melhoria no Quartz Scheduler 2.0 é a nova configuração simplificada "fluent" API, que é bem mais fácil de trabalhar, uma vez que permite chamadas de método para serem encadeados. Por exemplo, a criação de um Trigger é agora codificada como:

    Trigger trigger = newTrigger()
    .withIdentity("trigger1", "group1")
    .startAt(futureDate(2, IntervalUnit.HOURS))
    .withSchedule(repeatHourlyForever())
    .modifiedByCalendar("holidays")
    .build();

    O processo de encadeamento reduz consideravelmente a quantidade de duplicação no código. A API também foi modernizada para utilizar collections e generics, as ambigüidades e redundâncias foram removidas, e métodos que não deveriam ser públicos estão agora ocultos. As mudanças ocorridas na API são descritas como significativas, e um guia de migração está disponível. Uma visão geral das mudanças está incluído em "What's new in Quartz Scheduler 2,0".

    Terracotta também lançou dois produtos comerciais atrelados ao Quartz: Quartz Manager, que vem a ser um sistema de monitoramento e gerenciamento em tempo real e sistema de gestão de quartzo de em várias instâncias do Quartz, com uma interface gráfica para facilitar o controle dessas ações. Ele atua como uma variante do aplicativo para controlar várias instâncias em máquinas diferentes, permitindo que os trabalhos possam ser enviados para máquinas baseadas em recursos. Os processos relacionados à ambos os produtos estão disponíveis.

    Quartz é um avançado e poderoso framework, que pode ser integrado ou utilizado com qualquer aplicação em Java EE ou Java SE. Ele oferece total rapidez em seu desempenho, flexibilidade e um alto grau de confiabilidade aos seus utilizadores. Além disso, a aplicação é bastante robusta ao ponto de poder lidar com dezenas, centenas e até milhares de processos simultâneos, cujas atribuições são definidas como componentes de Java (padrão), que podem executar praticamente qualquer coisa que você pode programá-los para fazer.

    O framework pode trabalhar com a menor aplicação stand-alone e com até mesmo o maior sistema de e-commerce. O Quartz Manager, responsável por gerenciar processos e demais ações, oferece monitoramento em tempo real e gerenciamento, utilizando sua interface gráfica para ganho de visibilidade imediata no status do trabalho e demais atividades; facilidade de adicionar ou modificar informações de agendamento, gerenciar várias instâncias do Quartz Scheduler através de uma interface única, simplificar a gestão atual da programação de trabalho e sua execução.

    Quartz Scheduler está licenciado sob a Apache 2.0 como código aberto, e está disponível para download a partir do site do projeto.


    Links de Interesse:

    - Quartz Scheduler 2.0
    - Terracotta

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L