• Banco Santander (Brasil): Transformação do Data Center com Oracle Exadata Database Machine

    Selecionando uma potente solução da Oracle, o Exadata Database Machine, o Banco Santander (Brasil) transforma seu data center com o intuito de resolver os desafios de uma convergência de dados, na sequência da recente aquisição do Banco Real. Estes desafios mensuraram os dados de crescimento e demandas de processamento, envolvendo períodos longos de processo que foram impactando negativamente riscos, custos, análise de clientes e receitas.

    Todo o processo de migração para o Oracle Exadata resultou na consolidação de servidores, redução de custos de infra-estrutura, manutenção do sistema melhorada, e aceleração de processos críticos relacionados às conta do cliente, contas a receber, contas corporativas, controladoria e outras áreas.

    Em um extenso trabalho conjuto com diversas áreas da Oracle, incluindo Advanced Customer Services, Oracle Consulting e Oracle University, o Santander aprovou os mais avançados sistemas OLTP (Online Transaction Processing) e data warehousing do mercado. Oracle Consulting suportou o Produban, a divisão de serviços do Banco Santander, produzindo as plantas e mapas da arquitetura durante a fase de planejamento do projeto.

    Utilizando um plano claro e holístico, a instituição migrou 25 ambientes críticos com sucesso para o Oracle Exadata, em menos de dois meses. Uma das partes vitais da aplicação do teste foi executada pelo Isban, divisão do Banco Santander para o desenvolvimento do sistema, que trabalhou em diligência com a Oracle para testar e implantar o novo sistema antes do tempo previsto.

    A operação e gerenciamento do sistema de produção é feita pela Oracle Advanced Customer Services, garantindo as melhores práticas e desempenho através do seu Exadata Service Packages, especialmente designado para esta finalidade.

    Além disso, contando com os serviços da Oracle University Brazil, o Banco Santander tem investido muito na capacitação de seus profissionais no Exadata's Learning Path, ajudando a garantir a otimização e o uso adequado da plataforma recém-implementada, sendo gerenciada por experientes profissionais certificados.


    Principais Resultados Obtidos com a Migração para o Sistema Exadata:


    Com a migração para o Oracle Exadata, o Banco Santander (Brasil) SA obteve melhora de desempenho de até oito (8) vezes em dezenas de operações, fornecendo aos usuários empresariais um acesso mais rápido aos dados e fornecendo a capacidade de transformar os processos; os dados foram compactados em dez (10) vezes mais, proporcionando uma economia significativa de custos com armazenamento e backup.

    Mudança na rotina das empresas do grupo, de semanal para diária, apresentando um retorno muito mais competitivo. Após os resultados obtidos com a implementação do Oracle Exadata no Santander, a instituição (globalmente) padronizou produtos, utilizando a plataforma de processamento de dados.

    De acordo com Alexandre Sapia, Vice-Presidente da Oracle Consulting (Oracle Brazil), todos estão orgulhosos em levar o Oracle Exadata Database Machine até o Santander, contando com o total sucesso de sua implementação, além de apresentar resultados comerciais extraordinários.


    Links de Interesse:

    - Banco Santander (Brasil) S.A. Transforms Data Center with Oracle Exadata Database Machine

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L