• PlayStation: Quinto Dia sem Rede

    Parece piada, mas a PlayStation Network continua apresentando problemas pelo seu quinto dia consecutivo neste Domingo, 24 de Abril de 2011. O problema ocorreu após um ataque bem sucedido de crackers conta a rede global do console mais famoso da Sony. E o ataque provou o quão frágil é esse recurso de jogo em rede mundial desta que é a terceira geração de seu console de jogos.

    A queda da rede começou na quarta-feira da semana passada, dia 20 de Abril, e afetou mais de 70 milhões de usuários mundo afora, que utilizava o recurso para jogar seus jogos favoritos com pessoas de todas as partes do planeta, transmitir videos e até efetuar compras online.


    O Problema

    Desde quarta-feira os usuários estão tentando (infrutiferamente) acesso ao serviço via PlayStation 3, PlayStation Portable, ou mesmo via website oficial da companhia, e rebem a mesma mensagem dizendo que "um erro" está ocorrendo. Após identificado o problema, em plena quarta-feira, a empresa afirmou em um post publicado no seu blog oficial do PlayStation que "Enquanto estamos investigando a causa da queda da rede, nós queremos alertá-los que poderá demorar de um a dois dias até que possamos restabelecer completamente o serviço".

    A PlayStation Network é uma forma dos usuários baixarem filmes, shows da TV, e jogar pela rede com seu PlayStation. O mais interessante desse sistema é que o acesso é gratuito, salvo alguns casos em qu o usuário precisa pagar por alguns de seus conteúdos.

    Os proprietários do PlayStation ainda podem jogar offline seus jogos favoritos, contanto que tenham os discos disponíveis para uso local, e estão limitados a presença física de seus amigos para suas partidas, já que estão temporariamente desabilitados de desafiar demais jogadores pela Grande Rede. E isso é lamentável, já que uma das maiores vantagens do PlaStation -- frente aos demais consoles concorrentes de outras empresas como o Nintendo Wii e o XBox 360 -- era seu recurso de jogo via Internet.

    O problema é tão grave e está se estendendo por tanto tempo que o próprio Diretor Sênior de Comunicação e Mídia Social da empresa, Patrick Seybold, afirmou em um post no Blog oficial do PlayStation que "Nós lamentamos sinceramente que a PlayStation Network e os serviços Qriocity estejam suspensos, e estamos trabalhando o tempo todo para trazer os dois [serviços] de volta online".

    Seybold também informou que a empresa reconstruiu seus sistemas para fortalecer sua infraestrutura (e serviços) de rede. De acordo com suas palavras, "Mesmo sabendo que essa tarefa consome tempo, nós decidimos seguir nessa direção para oferecer segurança adicional ao sistema". O post foi efetuado ontem, Sábado, dia 23 de Abril de 2011, e até o momento não há maiores esclarecimentos, nem mesmo previsão de quando os serviços poderão estar disponíveis novamente para todos os clientes da empresa.


    Anonymous

    E o culpado de toda essa história? O grupo Anonymous seria o "suspeito número 1" de "hackear" a rede do PlayStation e causar a inoperabilidade deste sistema. Aparentemente toda essa ação do Anonymous foi uma "retribuição", após essa Gigante Japonesa do setor de eletrônicos iniciar uma ação contra dois hackers, que quebraram a proteção do PlayStation e ainda divulgaram informações pela Internet de como outros interessados poderiam reproduzir o feito.

    Retribuição

    Existe a especulação de que a queda da rede tenha como principal causador um ataque DDoS (Distributed Denial of Service), qu é um ataque de negação de serviço distribuído. Há duas semanas atrás o grupo Anonymous foi o responsável por derrubar vários websites da Sony com ataques DDoS, em resposta a ação legal da empresa contra um usuário da PlayStation Network conhecido como "GeoHot". A companhia estaria processando o usuário, cujo nome real é George Hotz, por ter efetuado um "jailbreak" em seu PlayStation 3, seguido da divulgação e distribuição pela Internet das ferramentas necessárias (e do tutorial) para que outros usuários pudessem reproduzir o feito em seus próprios aparelhos. Esse jailbreak permite que usuários possam submeter conteúdos não aprovados pela Sony para a PlayStation Network, permitindo o acesso desse material por quaisquer usuários conetados.

    Porém, no dia 11 de Abril deste ano de 2011, a Sony voltou atrás e fechou um acordo com Hotz. É possível que a empresa tenha finalmente "enxergado" que no final das contas, o prejuízo maior seria dela. Já o grupo Anonymous afirma ter perdido o interesse em atacar a empresa após o acordo feito entre ambas as partes nesse processo.

    Em uma mensagem no seu site web veiculada nesta sexta-feira, intitulada como "For Once We Didn't Do It", o grupo de hackers negou qualquer envolvimento com o incidente alegando que a Sony não é um alvo oficial do grupo, mas afirmou que o feito poderia ser uma ação isolada de alguns hackers, que teriam atacado propositadamente a rede do PlayStation.

    Aproveitamento

    A mensagem também acusa a Sony de "tomar vantagem sobre o Anonymous", acusando ilegalmente o grupo com o intuito de desviar a atenção para o (possível) problema: a queda da rede da Sony seria um problema interno relacionado com os servidores da própria companhia.

    A falha e queda da rede da Sony veio após uma grande sobrecarga de jogadores simultâneos sobre o sistema, isso apenas nos Estados Unidos, já que muitas escolas norte-americanas estão fechadas em função do feriado de primavera, junto a celebração da Páscoa, o que estendeu a sobrecarga de acesso por mais de uma semana, desabilitando os servidores da companhia. Caso se confirme o problema, saberemos que o sistema de jogos em rede da Sony é subdimensionado, e a não ser que medidas de expansão sejam aplicadas, novas falhas poderão ocorrer.


    Compensação

    Acredito que a maioria dos usuários do PlayStation que utilizam a PlayStation Network possuem duas perguntas básicas, que gostariam, não ficassem sem respostas. A primeira, e mais importante é: Quanto tempo a Sony levará para restabelecer seus serviços via PlayStation Network? A segunda pergunta: como a Sony irá compensar seus usuários por esse "transtorno"?


    Links de Interesse:

    - PlayStation Network Outage Enters 5th Day
    - PlayStation Network outage continues
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de naldo864
      naldo864 -
      eles deviam contratar os programadores da live para ajeitar a rede deles ja que eles não estão consuguindo arrumar ,se bem que a playstation network nunca foi grande coisa mesmo
    1. Avatar de ricardowireless
      ricardowireless -
      E complicado mesmo, um console de ultima geração de custo elevado, por isso sou adepto do Xbox 360 rsrs
    + Enviar Comentário