• Pytbull: IDS/IPS Testing Framework para Snort e Suricata

    Para aqueles que procuram por uma opção de fonte aberta com o intuito de testar seus dispositivos IDS/IPS, Pytbull é a escolha adequada para esta finalidade. Ele é um framework de testes de Intrusion Detection / Prevention System (IDS / IPS) para Snort e Suricata. Muitos de nós temos conhecimento da importância e da grandiosidade destes dois projetos.

    Mesmo que se concentre sobre o Snort e sobre o Suricata, ele também pode ser utilizado para testar a capacidade de detecção e bloqueio de outros IDS / IPS. Além disso, você também pode usá-lo para comparar IDS / IPS, comparar suas modificações de configuração, ou simplesmente para verificar / validar essas configurações. O framework está bem equipado, com cerca de 300 testes agrupados em 8 módulos de testes, tais como:

    - clientSideAttacks: Este módulo usa um shell reverso para fornecer ao servidor as instruções para download remoto de arquivos maliciosos.

    - testRules: É um teste de regras básicas do módulo. Estes ataques deveriam ser detectados pelas regras definidas e fornecidas com o IDS / IPS.

    -badTraffic: Este módulo não transmite pacotes compatíveis com RFC para o servidor para testar como os pacotes são processados ​​e respondidos.

    -fragmentedPackets: Este módulo transmite vários payloads para um servidor, na intenção de testar sua capacidade de recompor-los e detectar os ataques.

    -multipleFailedLogins: Este módulo testa a capacidade do servidor para controlar vários logins falhos (por exemplo, FTP). Ele faz uso de regras personalizadas sobre o Snort e Suricata.

    -evasionTechniques: Este módulo utiliza várias técnicas de evasão para verificar se o IDS/IPS pode detectá-los.

    -shellcodes: Este módulo transmite shellcodes diversos para o servidor na porta 21/tcp, para testar a capacidade do servidor de detectar e rejeitar shellcodes.

    -denialOfService: Este módulo transmite testa a capacidade do IDS / IPS para se proteger contra tentativas de DoS simples.

    Pytbull é facilmente configurável e pode integrar novos módulos no futuro. Depois de baixá-lo, você precisa editar o arquivo config.cfg que acompanha a ferramenta.


    Saiba Mais:

    [1] Pytbull: An IDS/IPS Testing Framework: http://www.pentestit.com/2011/04/30/...ing-framework/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L