• Lançado o Google Buzz


    E a gigante da Internet se lança em mais um novo desafio, desta vez ela quer desbancar o Facebook e o Twitter. O Google introduziu uma pitada de "redes sociais" no seu serviço de webmail, o GMail. O Google Buzz, como o novo serviço é chamado, integra ao GMail a funcionalidade de uma rede social como o Facebook, e a troca de mensagens como no Twitter. O Buzz promete ser um serviço que irá além de um simples sistemas de trocas de mensagens públicas ou privadas, e quem sabe consiga encobrir a decepção que foi o Google Wave.

    O Buzz será uma nova pasta dentro do Gmail, beneficiando-se com isso, de uma base já consolidada de 176.5 milhões de usuários. Dentre as funcionalidades estão, seguidores automáticos (baseado nos contatos do GMail), experiência rápida de compartilhamento de conteúdo, divisão entre conteúdo público e privado, e integração com a caixa de entrada do GMail (notificações de comentários e novos posts). O Buzz possui integração com os principais serviços do google, como fotos (Picasa), vídeos (Youtube), encurtador de links (no caso, o uso do goo.gl), e leitor de feeds (Google Reader). Além dos serviços disponíveis no próprio Google, haverá a possibilidade de integração com serviços de terceiros, como o Flickr e até mesmo o Twitter. Seguindo a lógica dos outros serviços do Google, o Buzz também irá sugerir aos seu usuários, conteúdos de interesse.



    Também foi disponibilizado uma versão do sistema Buzz para smartphones com Android - o sistema operacional do Google específico para dispositivos móveis - além do iPhone/iPod Touch. Para esses dispositivos, haverá uma gama de funcionalidades diferenciadas da versão desktop como, integração com serviços de mapas (Google Maps e Place Page), geo-localização, e a visualização de buzz baseado na posição geográfica. Para os celulares equipados com Nokia S60 e Windows Mobile, somente estará disponível a integração do Buzz com o Google Maps. Já para os celulares da série BlackBerry, ainda não há nenhum serviço disponível até o momento. No site do Google Buzz Mobile há informações mais específicas sobre as partes do serviço que estarão por vir para todos os dispositivos moveis citados.



    Muitos podem se perguntar porque o Google está investindo em outra rede social se esta mesma empresa já é dona do Orkut. O sucesso do Orkut só ocorreu realmente no Brasil (e em outros poucos países). No resto do mundo, essa rede social foi um fracasso total, perdendo terreno (e usuários) para seus competidores como FaceBook (a maior rede social do mundo, com mais de 400 milhões de usuários) e o MySpace. O Buzz é o coração da tentativa de integrar todos os grandes serviços do Google, criando com isso, uma enorme rede social.


    Atualmente, o serviço está sendo implementado de forma gradual, e ainda não está disponível para todas as localidades no mundo. Para poder utilizar esse novo serviço, é necessário que os interessados acessem a página principal do Google Buzz, e efetuem uma solicitação de participação para a nova rede.


    Links de Interesse:

    - Google tweaks Gmail to challenge Facebook, Twitter
    - Google Buzz
    - Google Buzz Mobile


    Notícias Relacionadas:

    - Google Pretende Lançar Smarthphone com Capacidade de Tradução Instântanea
    - Internet Ultra-Rápida do Google Reestruturando o Mercado Mundial
    - As Vantagens e Desvantagens do Google Buzz

    Sobre o Autor: Magnun


    Comentários 12 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      Gosteii Muitooo Desse Novoo Google .. Muitoo Massa.. !
    1. Avatar de Stephy
      Stephy -
      Tô doida pra testar, já mandei a solicitação, vamos ver se funciona!
    1. Avatar de xadouron
      xadouron -
      A idéia não é nova mais é bem legal. Agora os admin vão bloquear o Gmail no trabalho, já que a política da empresa não permite conectar em redes sociais.
    1. Avatar de Suelio
      Suelio -
      Muitoo Boom!
    1. Avatar de albertdark
      albertdark -
      Legal, mas pra desbancar o twitter não vai ser tão facil assim, só espero q não fracasse que nem o wave
    1. Avatar de tuxdahora
      tuxdahora -
      Citação Postado originalmente por albertdark Ver Post
      Legal, mas pra desbancar o twitter não vai ser tão facil assim, só espero q não fracasse que nem o wave
      Oras! Desbancar o Twitter é fácil! E o Google parece estar indo pelo caminho certo, que é ter um serviço similar (a parte de envio de mensagens curtas) junto a outras funcionalidades integradas. Quando se expande um serviço, possibilitando a integração com outros serviços complementares, você reinventa o serviço original.
    1. Avatar de Não Registrado(s)
      Não Registrado(s) -
      Vi um programa da webtvcn com o @gugahp que foi quem twitou o link do ao vivo no Brasil eu acompanhei, pra quem quiser ver o programa WebTVCN
    1. Avatar de RobertoLima
      RobertoLima -
      Não entendi a vizitante falar sobre pedir. """"""Tô doida pra testar, já mandei a solicitação, vamos ver se funciona!""""""""" O meu gmail ja estava oferecendo a opçao hoje de manhã,

      Uma coiza que me ocorreu agora....

      Postar no twetter é twittar certo?
      então no google vai ser buzzinar?????????/

      Acho que a ideia do google é boa, mais meio atrazada.

      Eu nunca me interessei pelo twitter, mais esse buzz está integrado no meu gmail então resolvi testar.
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      @ RobertoLima

      É essa a jogada do Google, mesmo quem não se interessa pelo twitter vai testar o Buzz, porque está integrado ao Gmail. Simplesmente não dá pra ignorar ele.
    1. Avatar de lfaria
      lfaria -
      Eu vi o serviço ontem no meu Gmail, não tinha lido nada a respeito e fui pesquisar e já está cheio de artigo em tudo quanto é lugar. E olha que foi lançado ontem mesmo. Até eu já fiz um artigo em meu site: A hora e a vez do Google Buzz - BDI BBS :-)

      @RobertoLima Eu chamei de Buzzada. Apesar de ter Twitter, não me entendi com aquela coisa e não compreendo como pode ser tão ágil e importante sem estar perdido dentro daquilo. Só uso o twitter para postar meus artigos do site via um desses serviços de feed (rss). Mas no Buzz eu até já mandei umas mensagenzinhas pros amigos... :-)

      @Magnun Bobos esses caras não são. Ainda não conheço todo o serviço, mas notei falta de um jeito de acessar de fora do Gmail, aí morde o twitter de vez.

      Lauro Faria
      BDI BBS - Banco de Dados Integrado
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      @ lfaria,

      Eu também queria uma forma de acessar ele sem ser pelo gmail.
    1. Avatar de code
      code -
      Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
      @ lfaria,

      Eu também queria uma forma de acessar ele sem ser pelo gmail.
      Normal! Daqui a pouco alguém (ou eles mesmos do Google) inventam uma maneira de se utilizar o serviço sem precisar acessar o GMail diretamente via Web. O Twitter também começou assim. Quem não lembra, todos precisavam ficar pendurados no site o dia inteiro. Mas hoje em dia, você "administra" sua conta no Twitter, até mesmo pelo seu smartphone :-D

      NOTA: Isso sem contar os diversos aplicativos para desktop em Linux, atualmente existentes, que já permitem essa "administração remota" do Twitter!
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L