• As Vantagens e Desvantagens do Google Buzz

    O Google Buzz, serviço recentemente criado pelo Google, já conseguiu em menos de dois dias criar um grande impacto, e conseguir uma grande parcela de aceitação por parte de seus usuários do GMail. Mas também já despertou algumas dúvidas quanto às suas reais funcionalidades, e principalmente com relação à segurança. A falta de privacidade de dados foi o alvo principal de várias reclamações por parte de alguns internautas, que exigiram uma tomada de providências imediata para a correção dessa falha. Depois de uma acusação de violação de privacidade, a companhia resolveu adotar medidas para sanar o problema.


    Seu Perfil no Google Buzz.

    O Google sempre procura manter a satisfação de seus usuários, além da sua própria credibilidade como empresa neste mercado digital. É interessante destacar que Google Buzz está sendo o segundo termo mais divulgado pelos usuários do Twitter. E isso em apenas dois dias de seu lançamento. Vale lembrar que a principal meta deste novo serviço é poder concorrer de forma direta com as redes sociais Twitter e Facebook.


    O Serviço

    O Google Buzz, como praticamente o mundo inteiro já tomou conhecimento, é uma ferramenta que desempenha funções de agregador de redes sociais, desenvolvida para uso junto ao serviço de Webmail do Google, o Gmail. Os desenvolvedores do Google criaram o Buzz com o intuito de ajudar os usuários a localizarem, de maneira rápida e precisa, todas as informações que sejam de seu interesse, além de estreitar ainda mais a relação com outros usuários e informações. A ferramenta também possui a capacidade de se integrar a todos os serviços on-line já oferecidos pela empresa, como o Google Reader e o Google Maps.


    Sites Conectados ao Google Buzz.

    Inclusive, com o Google Buzz, é possível se conectar a outros sites, como o Twitter, o Flickr e o Picasa. O compartilhamento de informações, seja ele público ou privado, também é incentivado com o uso do sistema. Com ele, você poderá publicar suas idéias para o mundo inteiro, ou somente para seus amigos. O serviço também oferece uma maior integração da caixa de mensagens em sua conta no GMail. Com ela, enquanto estiver utilizando o Google Buzz, poderá acompanhar todos os comentários de seu interesse, tornando muito mais fácil manter suas interações com outros usuários.


    Outro destaque está na página do Gmail, onde há um um link intitulado Connected Sites, permitindo que o usuário possa agregar, sempre que desejar, novos endereços de sites. Agora um lembrete: para cada site adicionado, não se esqueça de salvar a listagem, para que o mesmo apareça nas suas atualizações.


    Google Maps Integrado ao Google Buzz.

    Caso você não goste do serviço, poderá desabilitá-lo. Sua conta no Gmail permite que o você desative o recurso do Goggle Buzz a hora que bem entender. E o procedimento é muito simples e fácil: basta acessar a Caixa de Entrada do Gmail e navegar até o rodapé da tela. Logo abaixo da mensagem informando o espaço ocupado na conta do Gmail, aparece um atalho para desabilitar o serviço Google Buzz. Para quem usa o Webmail do Google no idioma inglês, estará escrito Turn off Buzz. Clicando nesta opção, o usuário desativa imediatamente o novo recurso.


    O Sucesso

    Em menos de dois dias após seu lançamento, o Google Buzz já atingiu a surpreendente marca de mais de 9 milhões de mensagens publicadas. Isso significa uma média de 150.000 mensagens publicadas por hora de uso (o que incluem os comentários)! Sabemos que o GMail é um dos serviços de Webmail mais utilizado no mundo. E em um curtíssimo espaço de tempo, seus usuários já iniciaram o uso desse novo serviço, atestando sua aceitação.


    Google Reader Integrado ao Google Buzz.

    Também foram contabilizadas cerca de 200 atualizações por minuto, partindo de celulares e smartphones. Devido a essa aceitação significativa, melhorias já estão sendo implementadas neste serviço, para que haja um suporte de qualidade ao sistema, frente à todo esse tráfego inicial de informação.


    O Problema

    Mesmo com toda essa excelente aceitação do serviço Google Buzz, muitos usuários demonstraram insatisfação referente a questões de privacidade. Existe uma falha no sistema, capaz de deixar visível todas as pessoas com quem o usuário esteja mantendo contato através do GMail. Resumindo: o novo serviço deixa à mostra todos os nomes que constarem na sua lista de cadastro. Com isso, todos eles poderão ser vistos, desde as pessoas que você segue, até seus seguidores.


    Para uma grande maioria, isso não é visto com bons olhos, uma vez que há uma preferência em manter seus contatos de e-mail em modo privado. A companhia anunciou que já estão em andamento alguns ajustes importantes para o Google Buzz, principalmente no que se refere à privacidade do usuário. Após essas correções, e novas implementações sendo feitas, será possível para o usuário controlar quem segue seu perfil, e assim gerenciar quais de seus seguidores deverão aparecer no seu perfil público. Dessa forma, o usuário só permitirá a exposição dos perfis de quem ele realmente desejar.


    Conclusão

    Aliar qualidade a um serviço complexo como esse, que atrai a atenção e o interesse de milhões de usuários da Web ao redor do mundo, não é uma tarefa muito fácil. É necessário trabalhar de forma continua, na manutenção da qualidade e na expansão dos serviços prestados. A Internet é um campo de batalha para todas as empresas que apostam suas fichas no mercado digital. As empresas que sempre mantêm seus níveis de qualidade e inovação, estarão no topo, e as que se descuidarem, continuarão a perder terreno neste mercado voraz. A competição sempre vem associada à inovação. E enquanto os serviços de qualidade forem abertos, o beneficiado será sempre o usuário.


    Links de Interesse:

    - Google Buzz Gets Privacy Patch
    - Google Adds More Privacy Features to Google Buzz
    - Google Buzz tweaked amid privacy fears


    Notícias relacionadas:

    - Lançado o Google Buzz
    - Internet Ultra-Rápida do Google Reestruturando o Mercado Mundial

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Haddammann
      Haddammann -
      O Google, o Youtube, e o Orkut, são ferramentas mais que geniais, jamais imaginadas pelos que travam a Ciência, a Educação, e os Conhecimentos Gerais. Somos uma geração de muita sorte. Tomara que vençamos o empecilho arcaico e inútil das crenças. Aí então é que vamos ver mesmo espetáculos tão fenomenais (como esse da Comunicação) como o Aircruise, e o Jogo do Século XXI (A Cenografia-Show Passos da Natureza) feito num âmbito tridimensional.
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L