Segundo o seu recém-lançado relatório de ameaças para Q2 2011, a especialista em software de anti-vírus Kaspersky Labs detectou uma média de doze vulnerabilidades de segurança nos sistemas Windows. A empresa informa que todas as dez vulnerabilidades que ocorrem com maior frequência encontram-se em produtos Adobe ou Oracle. Mais de 40% por cento dos computadores testados foram afetados por uma vulnerabilidade crítica no Adobe Reader, e cerca de 31% foram afetadas por uma falha crítica no Java.
Porém, o pior desempenho foi do Flash Player, que foi responsável por seis dos dez problemas de segurança detectados com maior freqüência. Os recursos de atualização automática no Adobe Reader, Flash e Java ainda não estão conseguindo garantir uma implantação suficientemente abrangente das versões mais recentes e mais seguras.
Além das falhas nos produtos da Adobe, o relatório também revela que o scareware vem ganhando cada vez maior popularidade entre os fraudadores. O número de instalações de scareware bloqueadas por software da Kaspersky, aumentou 300% no segundo trimestre. Segundo o relatório, os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá são muito populares como alvos para distribuidores de scareware.
A Kaspersky também ressalta uma duplicação na ocorrência de dados com malware recém-descoberto para celulares Java, e uma quantidade quase triplicada em malware direcionado para smartphones que executam o sistema Android.
Saiba Mais:
[1] SecureList http://www.securelist.com/en/analysis/204792186/IT_Threat_Evolution_Q2_2011
[2] Karspesky Labs http://www.kaspersky.com/
Mensagem do Sistema