• Cibercriminosos Personificando Agências Governamentais

    A GFI Software anunciou, no decorrer da semana, o seu top 10 em detecções das ameaças mais prevalentes de agosto de 2011. As ameaças mais notáveis no mês passado, incluiram o spam e o envenenamento de motores de busca, visando fãs de Harry Potter, trojans como se fossem multas de trânsito eletrônica do New York State Department of Motor Vehicles, e-mails de phishing disfarçados de avisos oficiais do Departamento de Defesa.

    Conforme as declarações feitas por Christopher Boyd, pesquisador sênior de ameaças da SoftwareGFI, no mês passado, os scammers estiveram em pleno vigor. Ele também disse que os scammers tentaram explorar o enorme interesse público no lançamento do Harry Potter fan site Pottermore, e inventaram esquemas para representar agências de governo, a fim de defraudar o público.


    Alerta Sobre Ameaças e Prevalência de Desastres como Técnicas Fraudulentas

    Em muitos casos, os cibercriminosos estão fazendo uma reciclagem das mesmas táticas utilizadas. Isso ressalta o trabalho que ainda precisa ser feito para educar o público, mas também ajuda a comunidade de segurança a antecipar novas ameaças. Devido ao que vem acontecendo, o FBI emitiu recentemente, um alerta contra as organizações de fraudulentas que estiveram solicitando doações para as vítimas do furacão Irene, uma tática que scammers cibernéticos continuam a empregar, na sequência de desastres naturais.

    No início deste ano, a GFI Labs deu mostras de como os scammers exploraram o terremoto e o tsunami japonês via e-mail, causando envenenamento no Twitter, Facebook, YouTube e SEO. Sendo assim, a GFI recomenda que os usuários sempre desconfiem de e-mailsnão solicitados, que reivindicam ajudar as pessoas afetadas por desastres naturais, e só doar para fundos de ajuda através de extrema confiança e que confirmem a legitimidade das organizações.

    A GFItambém alerta que os usuários estejam atentos, devido ao 10º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro. Os usuários devem ser céticos e evitar clicar em links e vídeos que circulam através de redes sociais e e-mail. Eles devem, diligentemente, confirmar a validade de quaisquer solicitações que recebem quando se trata de ajuda financeira às vítimas, suas famílias, socorristas e memoriais.


    Quadro das Ameaças Cibernéticas


    Trojans ainda dominaram o mês, perfazendo 5 do top 10 das detecções de ameaças:







Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L