• DreamPie: Novo Shell do Python

    O DreamPie é um novo shell interativo para os desenvolvedores do Python. Ele foi lançado com suporte para Python 2.5, Python 2.6, Python 3.1, Jython 2.5 e IronPython 2.6. O DreamPie é descrito como um "novo conceito para um shell interativo", com um display de interface dividido em uma caixa para o histórico dos comandos, e uma caixa de código para um "in work" de código Python. Esse shell oferece o recurso de auto-complete para os atributos da linguagem, apresenta argumentos de funções e de documentação, além de poder salvar o histórico da sessão em formato de arquivo HTML, e permite o plotting interativo com o matpotlib [2].


    Noam Yorav-Raphael, desenvolvedor do DreamPie, informa que começou a desenvolver o DreamPie baseado na IDE IDLE do Python. Porém, após ter ficado frustrado com suas limitações, resolveu adicionar a função de auto-complete a esta IDE. A partir desse ponto, ele decidiu criar um shell interativo para o Python, que pudesse combinar o que tem de melhor no IDLE, IPython, e no Shell do Python baseado no console. O DreamPie está sob a GPLv3, e já está disponível para download nas versões Linux e Windows. Porém, nada de versão para Mac OS por enquanto.

    Por sinal, nós temos um especialista em Python aqui no Under-Linux. No Blog do magnun você poderá acompanhar uma fantástica série de tutoriais sobre essa poderosa linguagem. E caso você tenha alguma dúvida, ou mesmo gostaria de ver algum tutorial específico sobre Python aqui no Portal Under-Linux, entre em contato com o autor e faça seu pedido.

    Nós também possuímos um Fórum sobre Python aqui no Portal Under-Linux. E você está convidado a participar. Deixe suas dúvidas sobre a linguagem, ou mesmo ajude algum usuário no assunto.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ie-936630.html
    [2] matpotlib: http://matplotlib.sourceforge.net/
    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de Jockerman
      Jockerman -
      Gostei do Dreampie, mas não gostei do seguinte: o IDLE permite abrir uma nova janela, que facilita a criação e a edição de um arquivo; enquanto o dreampie salva o histórico dos comandos apenas.
    1. Avatar de Magnun
      Magnun -
      Pelo pouco que vi e testei do DreamPy, ele é somente um shell interativo para o Python. Já o IDLE tem como objetivo ser uma IDE simplória.

      Pessoalmente, acho o IDLE muito cheio de defeitos, principalmente quando você começa a programar usando PyGTK e/ou utiliza a função de debug do Python.

      Para quem busca uma IDE versátil para o Python, indico o Geany, Komodo Edit, SPE IDE, PIDA (esse é baseado no VIM, muto bacana por sinal), o próprio Gedit e (claro) o VIM! Para quem é meio exigente com IDEs, recomendo fortemente o Eclipse com a extensão PyDev.
    + Enviar Comentário