• Lenovo Ataca com Linux no Smartbook Skylight e no Tablet Hybrid

    A Lenovo acaba de lançar seu smartbook Skylight [3], um dispositivo móvel com tela de 10 polegadas e 3G integrado no seu laptop em forma de concha. O pequeno possante vem embarcado com um processador Qualcomm Snapdragon de 1GHz, e ainda utiliza uma interface própria da Lenovo, que de acordo com o fabricante é "otimizada para a Web". Nela, estarão disponíveis para os usuários, seis "gadgets Web" prontos para uso em um ambiente com resolução de 1280x720. Debaixo da interface do gadget está uma versão customizada do Linux desenvolvida pela própria Lenovo. O Skylight vem com um SSD de 20GB e, de acordo com a empresa, uma bateria de duração de até 10 horas de uso, permitindo assim que você "possa assistir a dois filmes inteiros, frente e verso". Para completar sua estrutura, o Skylight vem embarcado com um teclado padrão com trackpad.


    O Skylight deverá estar disponível na primavera norte-americana (por volta do início do segundo trimestre de 2010). Já a Europa, só deve ver esse smartbook nas prateleiras por volta do final deste ano. De acordo com Ninis Samuel, diretor de Marketing da Lenovo, os detalhes sobre a possibilidade de customização do Linux embarcado ainda não são conhecidos. Samuel afirma que "não existe a exposição do Linux para o clientes. O que nós queremos fazer, é uma interface que seja totalmente personalizada e fácil de usar. "

    O Skylight Linux também está incorporado no Lenovo IdeaPad U1 Hybrid, um sistema móvel de duas partes que, quando conectados entre si, também formam um laptop em forma de concha, com tela de 11.6 polegadas e um processador Intel Core 2 Duo. E quando a parte da tela com touchscreen é removida, o sistema alterna de processador para um ARM rodando o sistema Skylight Linux. Tablets removíveis não são novidade no mercado, mas ter um sistema dual de processador e de sistema operacional concomitante, isso sim é uma senhora novidade.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...id-895471.html
    [2] Nexus 404: http://nexus404.com/Blog/2010/01/05/...ebut-in-april/
    [3] Skylight: http://shop.lenovo.com/us/landing_pa...fo/10/skylight