• Songbird Será Empacotado com MP3 players Philips

    De acordo com um relatório recém-publicado no Techcrunch [2], a Philips está empacotando o Songbird [3] em seus media players portáteis. O Songbird é um media player de código aberto que, recentemente, tem ganhado status na mídia pelas suas inovações, além de ser considerado um substituto a altura do iTunes, da Apple. O anúncio oficial desta parceria de negócios deverá ser feito ainda esta semana no CES, em Las Vegas. Essa versão Philips do Songbird deverá ser utilizada nos seus music player GoGear, incluso a capacidade de reconhecimento de modelos específicos do GoGear.


    O Songbird também estará disponível em alguns dispositivos GoGear, permitindo assim que os usuários possam conectar os mesmos em seus computadores, e instalar o sistema automaticamente em seus PCs. Uma das facilidades que virá embarcada no Songbird da Philips será o suporte para a instalação de updates do firmware do aparelho. Inicialmente a versão do Songbird da Philips que virá embarcada só irá suportar o Windows. Existem relatos de que uma versão para Mac estaria sendo planejada, mas até o momento não se sabe nada sobre uma versão para Linux. Além disso, as versões regulares do Songbird devem funcionar com os players GoGear, mas não permitirão atualizações de firmware.

    E nisso vem a pergunta: Por que ainda existem empresas que insistem em utilizar softwares livres em seus dispositivos, mas sempre com serviços e funcionalidades voltados com exclusividade para computadores com o sistema operacional da Microsoft? O que poderia ser lugar comum no passado, hoje é visto como um ato contra-producente. Atualmente, o Google é o melhor indício de que muita empresa no mercado está navegando contra a correnteza.

    No momento, a última versão do Songbird é a 1.4.2, lançada em dezembro de 2009 e noticiada aqui no Under-Linux. Atualmente o software possui suporte para "ripagem" de CDs de áudio, um novo tema, e suporte para dispositivos MSC (Mass Storage Class). porém, esse último recurso parece ser um prelúdio da parceria com a Philips, pois a funcionalidade é apenas para Windows. O Songbird está sob a licença GPLv2.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...rs-895553.html
    [2] Tech Crunch: http://www.techcrunch.com/2010/01/05/songbird-philips/
    [3] Projeto SongBird: http://getsongbird.com/


    Notícias Relacionadas:

    - Lançado o Songbird 1.4.2
    - Gloogle em 2010: Netbook e Smartphone

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L