• Inovações Tecnológicas com Open64 5.0

    O compilador de código aberto para C/C++ e Fortran, Open64, que é suportado pela AMD e foi desenvolvido também pela SGI, HP, e diversas organizações de pesquisa, chegou a uma fase importante no decorrer desta semana. A sua versão 5.0 liberada, trazendo com muitas mudanças. Open64 pode não ser tão famoso quanto o GCC, ou tão popular como o LLVM/Clang, porém esta por ai a quase uma década e ainda esta recebendo novos colaboradores, e desempenha importante papel dentro da AMD, NVIDIA, Hewlett-Packard, e organizações de pesquisa.

    O seu anúncio de lançamento descreve as grandes mudanças nesta versão, envolvendo melhorias no desempenho, novas otimizações, mudanças na infraestrutura e correções de erros. Open64 é oficialmente suportado pelas arquiteturas i386, x86_64 e IA-64.

    As mudanças de alta relevância ocorridas no Open64 são o suporte estendido a IA-64, melhorias na performance de ponto flutuante quando utilizado a opção -O3, vetorização aprimorada, otimização estendida do loop, otimização frame-pointer e muitas outras otimização no compilador. Existe ainda um suporte melhorado para a geração de código do conjunto de instruções SSE4, AVX, e FMA. Este irá beneficiar os os CPUs AMD Bulldozer tais como o AMD FX-8150.

    Lembrando que, em algumas situações, os binários produzidos pelo Open64 podem ser mais rápidos que o do GNU Compiler Collection. A maioria das melhorias de performance são para dispositivos AMD.


    Saiba Mais:

    [1] Open64 http://www.open64.net/
    [2] Source Forge http://sourceforge.net/mailarchive/f...e=open64-devel

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L