• Xv6: Um Simple-Unix como Sistema Operacional Didático

    De acordo com uma decisão do MIT, tomada no ano de 2002, havia a necessidade de iniciar um curso de engenharia voltado para sistema operacional. Como parte deste curso, os estudantes escreveriam um exokernel em x86, utilizando a Unix Sixth Edition (V6) e as considerações de John Lions como material do curso. Mas essa iniciativa causou alguns problemas.

    O grande entrave ,é que enquanto o curso visa ensinar o desenvolvimento de um exokernel para a arquitetura x86, o Unix Sixth Edition e os comentários de Lions estavam voltados para o PDP-11, que caracteriza-se por um tipo completamente diferente de sistema. Os estudantes fizeram muitas reclamações sobre estas diferenças, e da falta de relevância em aprender sobre o desenvolvimento para PDP-11. Além disso, o Unix Sixth Edition é escrito em uma linguagem defasada do C (pre-K&R C).

    A partir desse cenário, houve uma reescrição do Unix V6 para x86 em ANSI C. Ao longo do caminho, eles o melhoraram adicionando suporte a SMP. De acordo com algumas considerações feitas pelo projeto, o uso de x86 pelo Xv6 o torna mais relevante para a experiência dos estudantes do que o Unix V6, unificando o curso em torno de uma única arquitetura.


    Saiba Mais:

    [1] OS News http://www.osnews.com/story/25319/Xv...erating_System
    [2] Xv6 http://pdos.csail.mit.edu/6.828/2011/xv6.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L