• Liberado Hibernate Core 4.0

    O Hibernate lançou, neste dia 2 de dezembro, a versão 4.0 de seu framework Hibernate Object/Relational Mapping (ORM). Os desenvolvedores decidiram, por uma série de razões, não implementar um redesenho do metamodelo Hibernate (org.hibernate.mapping), que estava originalmente programado para o Hibernate Core 4, e preferiu se concentrar na introdução de um novo sistema de gerenciamento de serviços, acrescentando suporte multi-tenancy e realizando um cleaning-up em classes e métodos obsoletos.

    Hibernate Core agora permite um sistema multi-tenancy a ser criado em três maneiras diferentes. Uma das abordagens é utilizar várias instâncias de banco de dados separados; dessa forma, os tenants então tem acesso a sua própria instância DB. Outra abordagem é a criação de esquemas múltiplos DB - neste caso, os tenants e cada uma instância acessam o banco através do seu próprio esquema (ou catálogo).

    A terceira abordagem, relacionada ao particionamento, permite que os tenants acessem um banco de dados através de um esquema compartilhado. Todos os dados são armazenados em uma única tabela, e os dados de cada tenant são particionado das outras por ter seus dados atribuídos particularmente a valores discriminados. Os desenvolvedores discutem outros aspectos do design do Hibernate multi-tenancy em um FAQ.


    Saiba Mais:

    [1] Hibernate.org http://www.hibernate.org/
    [2] JBoss Community http://community.jboss.org/wiki/Multi-tenancyDesign

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L