• Processo de Data Mining Apresenta a Oracle na Liderança

    A Forrester Research [1], empresa voltada para processos de análise independente, divulgou um relatório no último mês de fevereiro sobre a liderança da Oracle no quesito de análises preditivas e Data Mining (PA/DM). Para os que não conhecem, Predictive Analytics (Análises Preditivas) são processos voltados para a realização de um levantamento sobre o conhecimento dos negócios de uma empresa, utilizando técnicas analíticas de caráter moderno que são aplicadas aos dados em questão. O Data Mining ou Mineração de Dados, trata-se de um processo analítico desenvolvido para a exploração de grandes quantidades de dados relacionados a negócios, mercado ou pesquisas científicas, que buscam padrões consistentes e/ou relacionamentos sistemáticos.


    O analista sênior James G. Kobielus, fez um levantamento suscinto onde fala sobre um portfólio de soluções de PA/DM que a Oracle oferece. Esse portfólio foi desenvolvido com base nas plataformas de BI (Business Inteligence), na integração de dados, em DBMS e em DW próprios, apresentando uma significativa aceitação no mercado. Além disso, ele também apresenta uma diversidade de aplicativos preditivos pré-integrados, que oferecem vários algoritmos de alto potencial voltados para o aproveitamento de informações que apresentem u'a maior complexidade.

    Funcionando com uma alternativa ao Oracle Database 11g Enterprise Edition, o Oracle Data Mining possibilita que ocorra a integração de dados preditivos, dados estes que podem ser inseridos em aplicativos de BI. Através da prevalência das funções de Data Mining do Oracle Database 11g, existe uma grande possibilidade de identificação de padrões que de outra maneira, permaneceriam escondidos nos data warehouses.

    O próprio Sun Oracle Database Machine visa proporcionar grandes melhorias no desempenho do Oracle Data Mining [2]. Esse processo ocorre através da pontuação dos modelos de Data Mining do Oracle Exadata Storage Servers, sendo este último um produto de armazenamento que apresenta um altíssimo potencial de otimização, para ser utilizado com os sistemas de gestão de bases de dados da Oracle.


    Saiba Mais:

    [1] Forrester Research : http://www.forrester.com/rb/research
    [2] Oracle Data Mining : http://www.oracle.com/technology/pro...odm/index.html
    [3] Relatório escrito por James G. Kobielus : http://www.forrester.com/rb/Research...q/id/56077/t/2

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L