• Venezuela Contra a Liberdade na Internet

    Neste último sábado, o presidente venezuelano Hugo Chavez iniciou um chamado para a regulamentação da Internet em seu país. O motivo? De acordo com Chavez, o controle tem como intuito impedir a propagação de rumores e falsas acusações. O presidente venezuelano inclusive citou como argumento um caso recente onde um site na web reportava incorretamente que um de seus ministros havia sido assassinado, e a história ainda ficou no ar por dois dias. De acordo com Reuters e Associated Press, em um recente comunicado televisivo, Chavez disse que "A Internet não pode ser algo aberto onde qualquer coisa possa ser diata e feita. Não! Casa país tem de aplicar as suas próprias regras e normas.".


    Até o momento ainda não está aparente que tipos de controle Chavez tem em mente, ou mesmo se esses tipos de controle serão iguais aos já aplicados no Irã, que são largamente utilizados com o intuito de silenciar a oposição. Só para se ter uma idéia, muitos pertencentes aos movimentos de oposição na Venezuela utilizam sites de redes sociais para se comunicarem.

    Ainda no mesmo comunicado Chavez afirma que "Temos que agir. Nós vamos pedir ajuda ao Procurador Geral, porque isso é um crime. Eu tenho informações de que essa página publica periodicamente histórias chamando para um golpe de Estado. Isso não pode ser permitido.". Chavez, que frequentemente se choca com os meios de comunicação sobre os relatórios críticos e as transmissões, ainda disse "Não pode ser que eles transmitam o que eles quiserem para envenenar as mentes de muitas pessoas - regulação, regulação, as leis!".

    Sites de redes sociais como Twitter e Facebook são muito apreciados e utilizados pelos movimentos de oposição na Venezuela, onde os opositores de Chavez utilizam essas ferramentas para organizar protestos contra seu regime. E Chavez tem reclamado que que as pessoas tem utilizado esses mesmos veículos de comunicação para espalharem rumores sem fundamento.

    Muitos opositores temem que Chavez imponha a supervisão governamental na Web, no mesmo estilo já utilizado em Cuba, mas o líder socialista não deu qualquer sinal de que está planejando tal movimento. Lembramos que em 2007, Chavez se recusou a renovar a licença da estatal de televisão RCTV, que agora tenta sobreviver como um canal de TV à cabo.

    Seu governo também tem colocado relativa pressão no canal de TV opositor, o Glbovision, com o intuito de suavizar sua linha editorial. E ainda no ano passado fechou dezenas de estações de rádio por infrações administrativas.

    Parece que uma parte considerável do mundo está começando uma onda de censura em massa na Internet. Caso a Venezuela aplique qualquer tipo de censura, estará se colocando no mesmo patamar de China, Cuba e Irã, ambos ferrenhos defensores dessa prática. Para quem não lembra, o próprio Google já anunciou estar muito próximo de encerrar por completo suas atividades na China, devido não somente aos ataques sofridos por crackers chineses supostamente aliados ao governo de Pequim, mas principalmente por não concordar com a obrigatoriedade de aplicação de censura no seu motor de buscas para a população chinesa. Um funcionário do Google na China alertou nesta sexta-feira que a empresa deverá parar a filtragem de resultados de pesquisa em seu site chinês e "terá de arcar com as conseqüências".

    O problema é que a Internet foi criada para ser livre, tanto de propriedade quanto de ideologia. E uma vez que diversos países estão iniciando seus planos de censura, clamando o direito de impor "restrições" neste veículo de comunicação global, só contribuirá para minar de forma fatal sua própria existência.


    Links de Interesse:

    [1] Slashdot: http://yro.slashdot.org/story/10/03/...ternet-Freedom
    [2] CNET News: http://news.cnet.com/8301-13578_3-20000415-38.html
    [3] Reuters: http://www.reuters.com/article/idUSTRE62D05I20100314

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

    Comentários 8 Comentários
    1. Avatar de kleberbrasil
      kleberbrasil -
      Venezuela está realmente seguindo os passos de cubo. Rumo à ditadura e ao fim livre arbítrio.
    1. Avatar de 1929
      1929 -
      Todo governante que tem muito poder ou popularidade tem a tendência de querer sobrepor suas idéias próprias, seja de direita , seja de esquerda.
      Alguns exemplos:
      direita: Hittler em 1933 foi eleito pelo voto e ganhou uma popularidade maciça.
      Direita: "Generalissimo" Franco que dizia que governava pela "gracia de Dios"
      Direita: Mussolini, e deu no que deu.
      Direita: Salazar em Portugal

      Esquerda: Fidel, Ahmadinejad, Cadafi, o loucão da Coreia do Norte ( este inclusive é fanático por Rock e filmes americanos) e mais recentemente este venezuelano Chaves. Foram alguns que me vieram a mente agora.

      Mas o mais interessante em todos os casos é que eles ou se perpetuam pelo voto cabresteado ou então partem direto para a ditadura. E uma característica comum a todos, é o gosto pelo poder e a aversão a críticas. Todo ditador tem este perfil.
    1. Avatar de magrock
      magrock -
      Megalomaniaco e Doente...
      até o primeiro imperador da china sofreu com esse tipo de doença, e foi o que o levou a morte, mas não adianta reclamar se esse ai se for vem outro 3 vezes pior, é o tal "Ciclo Vicioso"
    1. Avatar de juniorphy
      juniorphy -
      Ainda bem que no Brasil está tranquilo. Por Enquanto !!!
    1. Avatar de Eduardo Reis
      Eduardo Reis -
      Preparem-se: esse é o caminho que o Brasil está indo...
    1. Avatar de bjaraujo
      bjaraujo -
      Infelizmente o Brasil tá num caminho parecido.
    1. Avatar de ederamboni
      ederamboni -
      bjaraujo : ... porem acobertado...
    1. Avatar de izavos
      izavos -
      Temo pelo futuro do Brasil este governo demostra simpatia por regimes totalitários.
      Talvez o povo Brasileiro não esteja vendo os Sinais, povo iludido, alienado.
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L