• Lançado o Apache Geronimo 2.2

    Seguindo o recente lançamento da nova especificação Enterprise Java, já está disponível a nova versão 2.2 do servidor de aplicações Apache Geronimo [2]. Lançado depois de 19 meses de sua última versão, esse novo produto vem com muitos bugs corrigidos, atualizações das atuais bibliotecas, assim como algumas pequenas melhorias. Cumprindo com muito dos novos padrões, o Geronimo 2.2 é um passo intermediário para a certificação completa na versão 6.0 do Java EE, além do suporte que a versão 3.0 do Geronimo planeja dar.

    Uma das maiores melhorias dessa versão está nas implementações customizadas do Geronimo, chamadas de assemblies, que fazem uso das profiles implementadas com o Java EE 6.0. Os desenvolvedores também focalizaram em fornecer uma inicialização rápida, uma versão mais compacta desse servidor, além de oferecer suporte a cluster via WADI. Um GShell com funcionalidade estendida adiciona uma ferramenta de suporte avançado, e existem novos plugins para o OpenJPA 2.0 e o console de administração ActiveMQ.

    As novas versões correntes integradas do Dojo 1.4, CXF 2.1, Axis2 1.5, OpenEJB 3.1, Derby 10.5, Jetty 7, Camel 2.0 e do ActiveMQ 5.3, serão os principais ativos. Enquanto a configuração do Tomcat foi alterada na versão atual, a migração do Tomcat para o Geronimo está agora mais rápida do que anteriormente. Uma mudança importante está na troca da biblioteca commons-logging para a biblioteca slf4j, o que resolve vários problemas com diferentes versões de produtos de login. A Log4J continua a ser utilizada na implementação padrão.

    Ao cumprir com as normas no estado-da-arte (JAX-B 2.1, JAX-WS 2.1, JAX-RS 0.8, JPA 2.0 e partes da EJB 3.1), o Geronimo 2.2 traz muitas das características da versão 6.0 do Java EE disponíveis. Entretanto, suporte e certificação completos está planejado somente na versão 3.0 do Geronimo, que está previsto para ser lançado ainda neste ano de 2010. O Geronimo 3.0 também fornecerá suporte para OSGi, baseado no Apache Karaf ou Felix.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...re-894608.html
    [2] Apache geronimo: http://geronimo.apache.org/