• Fim do Ciclo de Vida para Versões 4.0 do CentOS, RHEL e Scientific Linux

    Os projetos CentOS e Scientific Linux, anunciaram que não irão mais manter a série 4 de suas suas distribuições Linux. De acordo com as notificações de "End of Life" (EOL) feitas pelo CentOS e Scientific Linux, não haverá mais correções de segurança para o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 4.0 ou quaisquer distribuições baseadas nele. Os usuários deverão, portanto, mudar para outras versões.

    O motivo da decisão é que, depois de sete anos, o RHEL 4 chegou ao fim do ciclo normal de sua vida. Como parte desse processo, envolvendo o suporte opcional estendido (ELS), a Red Hat vai oferecer aos seus clientes três anos adicionais de suporte - mas só para alguns programas do RHEL 4.0. Diferentemente dos primeiros sete anos do ciclo de vida, a Red Hat não fará pacotes de código fonte (SRPMs) para essas atualizações disponíveis em servidores públicos, a partir dos quais os desenvolvedores do CentOS e do Scientific Linux, geralmente passaram a obtê-los.

    Nessa sequêcia, o repositório de pacotes EPEL (Extra Packages for EnterpriseLinux), que é hospedado pelo projeto Fedora, também anunciou que irá descontinuar os repositórios para distribuições RHEL 4 e demais sistemas compatíveis. Ao longo dos últimos meses, CentOS, EPEL, Red Hat Linux e Scientific, haviam emitido lembretes de que as versões estavam se aproximando do seu fim de vida.


    Saiba Mais:

    [1] Red Hat https://rhn.redhat.com/errata/RHSA-2012-0073.html
    [2] Extended Lifecycle Support https://access.redhat.com/support/po...fe_Cycle_Phase
    [3] EPEL - Announced - EOL http://lists.fedoraproject.org/piper...ch/000016.html
    [4] Heise Online http://www.h-online.com/open/news/it...e-1446445.html