• Ucrânia: Refúgio de Cibercriminosos

    Qual será o real motivo que faz com que a Ucrânia seja um verdadeiro refúgio para cibercriminosos? Conforme um determinado número de indivíduos muito bem informados, a resposta para essa intrigante questão é uma combinação de legislaçãoinadequada, força policial sem o devido conhecimento e autoridade suficiente no exercício de suas funções. Além disso, ainda existe uma política fortemente influenciada pela corrupção, e pelo crime organizado.


    Worm Conficker e o Prejuízo às Contas Bancárias

    O temido worm Conficker causou muitos prejuízos financeiros. Cinco crackers ucranianos roubaram mais de 72 milhões de dólares de contas bancárias nos Estados Unidos, e ainda circulam livres por aí. Até mesmo funcionários do Serviço de Segurança da Ucrânia, são forçados a admitir que o país é uma fonte potencial de ameaças virtuais para outros países. O problema maior com a falta de uma legislação adequada referente às sanções penais cibernéticas, pode estar ligado à situação política que a Ucrânia enfrenta na atualidade.


    Legislação Ultrapassada e o Governo Ucraniano

    De acordo com o analista ucraniano Taras Kuzio, a elite governante ucraniana (que é similar a russa), não está empenhada em atualizar as leis, porque isso não é do interesse dos grupos criminosos organizados que exercem uma influência inadequada sobre o governo e suas decisões. Ele ressaltou que, aqueles que querem fazer a diferença e mudar o rumo das coisas, ficam muitas vezes frustrados.



    Falta de Rigor nas Leis Ucranianas Fortalece os Cibercriminosos


    De acordo com o Ministro do Interior, Yuryi Letsenko, a pirataria intelectual, a violação de direitos autorais e o plágio são coisas que acontecem livremente todos os dias na Ucrânia. O motivo disso é a falta de uma lei que possa reger o comportamento de tal sanção. E mesmo quando as investigações são montadas contra alguns infratores, a aplicação da lei raramente é capaz de mantê-los fora de circulação ou manter os seus serviços offline, enquanto o inquérito estiver em curso.

    Além de todos esses entraves, a situação econômica também faz parte do problema existente. Não é de admirar, então, que em um país onde tudo funciona a favor dos cibercriminosos, a aplicação da lei esteja ficando para trás, de maneira severa. Comparando-se a sofisticação da comunidade cracker com os mecanismos de aplicação da lei, Brian Krebs diz que a diferença é considerada absurda, pois os cibercriminosos ucranianos são considerados alguns dos melhores do mundo.


    Existe Solução para este Problema?

    Há quem diga que um investimento de alto potencial na economia do país melhoraria bastante a situação. Pessoas que tivessem bom conhecimento, seriam capazes de conseguir um emprego legítimo, que pagasse o suficiente para que elas levassem uma vida normal, e abandonassem o exercício dessas atividades ilegais. Por outro lado, há quem pense sobre uma boa reformulação e um rigoroso cumprimento das leis existentes que recobrasse a esperança no futuro.


    Links de Interesse:

    -Ukraine as a Place for Crackers