• Facebook Adquire Instagram

    Hoje, dia 9 de abril de 2012, o Facebook anunciou a aquisição da empresa Instagram pelo valor histórico de mercado de US$ 1 bilhão. Para quem não sabe, o Instagram é a empresa responsável pelo popular aplicativo para celulares de mesmo nome, que permite o compartilhamento de fotografias tiradas pelos próprios usuários com seus dispositivos móveis. Detalhe: o pagamento foi feito na forma de dinheiro e ações da própria empresa, e essa mega-operação está causando rebuliço em todo Vale do Silício.


    Instagram agora é do Facebook

    Mark Zuckerberg, Diretor Executivo e Fundador do Facebook, foi quem fez pessoalmente o anúncio nesta segunda-feira. A notícia surgiu na forma de um post no Facebook que, até o momento, já gerou dezenas de milhares de "likes" por parte da comunidade. No post, Zuckerberg também se prometeu a permitir que o Instagram continue sendo um serviço "independente", mesmo após a finalização desta negociação.


    O Mote: Face Book

    O compartilhamento de imagens dentro da rede social sempre foi um dos principais focos desta que é a maior rede social da atualidade. E essa aquisição gera potencial para o Facebook reinventar sua própria pedra fundamental de funcionalidade.

    Nas palavras do próprio Fundador do Facebook, "Por anos, nós temos mantido o foco [da rede social] na construção de uma melhor experiência para o compartilhamento de fotos com seus amigos e familiares. Agora, nós seremos capazes de trabalhar mais estreitamente com a equipe [de desenvolvimento] do Instagram para também oferecer as melhores experiências para compartilhar belas fotografias móveis com as pessoas, baseadas em seus interesses".

    Zuckerberg ainda complementou: "Nós acreditamos que essas são experiências diferentes que se complementam. Mas para fazer isso, precisamos estar atentos em manter e construir sobre os pontos fortes do Instagram, em vez de apenas tentar integrar tudo ao Facebook. É por isso que estamos empenhados em construir e crescer o Instagram de forma independente. Milhões de pessoas em todo o mundo adoram o aplicativo Instagram e a marca associada a ele, e o nosso objetivo é ajudar a divulgá-las para ainda mais pessoas.".


    Um Verdadeiro Marco

    Vale destacar que Mark Zuckerberg observou algo importante sobre essa aquisição: ela representa um importante marco para o próprio Facebook. Zuckerberg ainda sugeriu que essa pode ser a última desse porte em toda a história da companhia.

    Se formos avaliar todas as aquisições já feitas pela companhia, veremos que a mesma sempre tem direcionado sua atenção à pequenas empresas, gastando não mais do que dezenas de milhões de dólares por cada uma que seja de seu interesse comercial. Outro ponto importante: o motivo que movia essas atividades era a aquisição de talento bruto, e não a tecnologia envolvida.

    Mas o Instagram é uma empresa de grande porte? De acordo com o Facebook, é sim! Situada em São Francisco, Califórnia, o Instagram possui dois anos de existência e apenas 13 empregados. Os mesmos não souberam da aquisição até que Kevin Systrom, co-fundador do Instagram, convocou uma reunião geral nesta mesma segunda-feira pela manhã para explicar os fatos.

    Mas para o Facebook, essa é a maior empresa já adquirida. E isso pode ser destacado pelo número de usuários desse popular serviço de compartilhamento de imagens através de dispositivos móveis. Nas palavras do próprio Zuckerberg: "Esta é a primeira vez que já se adquiriu [pelo Facebook] um produto e empresa com tantos usuários. Nós não planejamos fazer [algo como isso] novamente. Mas fornecer a melhor experiência de compartilhamento de fotos é uma das razões por que tantas pessoas amam o Facebook, e sabíamos que valeria a pena juntar essas duas empresas.".


    Curiosidades sobre o Instagram

    A aquisição do Instagram pelo Facebook deve estar completada até o final desse trimestre. Anteriormente haviam boatos de que o próprio Instagram havia recebido uma nova rodada de financiamento que elevou o seu valor de mercado em US$ 500 milhões. Essa também não foi a primeira tentativa de compra do Instagram pelo Facebook. No passado, a empresa já havia recusado uma oferta de aquisição anterior. Vale destacar que um dos mais importantes investidores do Instagram é Matt Cohler, ex-executivo do Facebook.


    Pequenas Empresas, Grandes Negócios

    Já notaram que o preço de uma empresa não está relacionado ao seu tamanho físico, ou mesmo, ao número de funcionários contratados? Por empresas inovadoras consideradas menores que o Instagram, o Facebook já pagou pequenas fortunas por suas aquisições. E para ser dona do próprio Instagram, a maior rede social do mundo pagou U$S 1 bilhão.

    Todas essas empresas tem óbvia relação com a Internet, com serviços para comunidades digitais inteiras. E o diferencial para se fazer uma empresa valer muito dinheiro não importando seu tamanho, é a inovação, e saber aproveitar o crescimento de mercado digital móvel.


    Links de Interesse:

    - Facebook buying Instagram for $1 billion in cash and stock

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L