• Oracle vs Google: Ex CEOs da Sun em Oposição

    Ontem, dia 26 de abril, o nono dia do processo de direitos autorais que envolve a gigante dos bancos de dados Oracle Corporation e a gigante das buscas, Google, foi marcado por pontos de vista divergentes sobre o licenciamento do Java, por parte de de dois ex-CEOs da Sun que foram testemunhas no caso. Jonathan Schwartz, que sucedeu o co-fundador Scott McNealy da Sun em 2006, foi o primeiro a ser interrogado no banco das testemunhas.

    O ex-CEO enfatizou a abertura do Java, e disse que nunca a Sun teve a pretensão de entrar com uma ação contra o Google. Ele também ressaltou que as empresas estão autorizadas a utilizar o Java sem uma licença, desde que eles não anunciem nenhuma compatibilidade Java ou utilizem o logotipo do Java. Uma parte dessa evidência no julgamento é uma postagem de blog em que Schwartz felicita o Google no lançamento do Android, que segundo ele, era o equivalente a um comunicado de imprensa. Assim, o Java tornou-se software de código aberto sob vigilância de Schwartz.



    O poderoso Larry Ellison é Considerado por McNealy, como Herói da Economia Nacional


    Por outro lado, McNealy, que permaneceu até o presidente da Oracle ter adquirido a Sun Microsystems, disse que a Sun geralmente licenciou sua APIs e não queria versões incompatíveis do Java no mercado. Ele comparou APIs para "desenhos arquitetônicos", assim como a Oracle os comparou com "Blueprints". Na sequência, McNealy também afirmou que só porque Java é open source não significa que ele não tenha de ser licenciado em alguns casos.

    Além de tudo isso, os advogados de ambos os lados tentaram desacreditar nas declarações dos ex-CEOs. Representantes do Google, por exemplo, argumentaram que McNealy ganhou uma grande quantidade da venda para a Oracle e mantem uma boa amizade com Larry Ellison, o todo poderoso da grande provedora de bancos de dados. Havia sido ressaltado, anteriormente, que McNealy declarou que o CEO da Oracle seria um verdadeiro "herói da economia nacional".


    Saiba Mais:

    [1] PCWorld http://www.pcworld.com/businesscente...e_dispute.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L