• Celulares no Brasil são Testados com Utilização de Robôs

    Um investimento de R$ 4 milhões para se tornar um centro de testes para homologação de celulares: foi essa a mais recente e visionária atitude que o Instituto de Pesquisas Eldorado (www.eldorado.org.br) tomou no último dia 27 de abril. Nesse aporte de capital, está incluída a compra e a instalação de um sistema de mensuração, composto de dois robôs que avaliam a influência no cérebro humano quando estiver exposto à radiação emitida pelos aparelhos celulares.



    Testes com Altos Níveis de Precisão Foram Feitos com o Uso de Robôs


    O teste em questão, é conhecido pela sigla SAR - Specific Absorption Rate, que é a taxa de absorção de energia por tecidos do corpo, em watt por quilograma (W/kg), sendo específico para fonte de energia eletromagnética. De acordo com Joaquim Carlos, gerente de Laboratório de Engenharia de Testes do Eldorado, "esse teste verifica a quantidade que o aparelho está transmitindo em relação à ondas eletromagnéticas, e quanto o cérebro absorve dessa radiação.

    Além disso, o teste requer um alto nível de precisão, que não seria alcançado se fosse realizado manualmente. Por esse motivo, foram utilizados robôs, que através de um líquido específico, simula as características e a densidade físico-química da cabeça humana. O tema vem ganhando destaque no mundo todo, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu, no ano passado, o telefone celular como potencial causador de câncer no cérebro, mas deixando bastante claro que que ainda não há estudos conclusivos que indiquem esta conexão. Mesmo assim, o órgão recomenda que os consumidores sejam advertidos sobre eventuais riscos.


    Saiba Mais:

    [1] Convergência Digital http://convergenciadigital.uol.com.b...id=30252&sid=3

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L