• Em Tempo Real, Sistema de Alerta Mostra Ataques Cibernéticos em 3D

    De acordo com a DigInfo TV, uma solução para o problema de como detectar ataques em uma rede, logo que eles começam, só poderia ser proveniente de Japão, devido ao avanço e a sofisticação desses recursos. Dessa forma, pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC), revelaram recentemente a existência de um sistema de monitoramento de rede, que em tempo real, é capaz de alertar o pessoal de suporte tão logo seja perceptível o tráfego maligno na rede, e de mostrar a evolução do ataque em 3D à sua interface de usuário.



    Avanços da Tecnologia Permitem Monitoramento em Real Time de Ciber Ataques na Rede



    O sistema é chamado DAEDALUS (Direct Alert Environment for Darknet And Livenet Unified Security), e é um sucessor direto do sistema de monitoramento NICTER (Network Incident Analysis Center for Tactical Emergency Response), apresentado na conferência Interop em 2010.

    Ao usar a Rede de Observação Darknet, que monitora 190.000 endereços IP não utilizados no Japão, DEDALUS é capaz de detectar quando um endereço IP de dentro da rede envia pacotes para um endereço IP que não é usado atualmente, indicando que existe a provável disseminação de um vírus dentro da organização. O sistema envia automaticamente um alerta, dizendo: "este endereço IP está espalhando um vírus usando este protocolo, neste exato momento", explicou Daisuke Inoue, Diretor do Laboratório de Cibersegurança no NTIC.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=13146

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L