• Transmission 2.61 em GTK+ 3

    Os desenvolvedores do Transmission, um dos clientes de BitTorrent de código aberto mais utilizado no mundo, anunciaram recentemente a liberação de um update para a correção de vários bugs no programa, além de criar uma dependência definitiva para o uso da biblioteca GTK+ 3 como renderizador de interface gráfica, para os que preferem o uso do GTK ao Qt nesta ferramenta.


    Cliente de BitTorrent Transmission para Mac OS X.


    O lançamento dessa atualização para a versão 2.61 do Transmission segue a curta distância a recém liberada versão 2.60. Dentre as novidades, esse update já vem com suporte a tecnologia de Retina Display da Apple.


    A Tecnologia de Retina Display

    Para os que ainda não entendem a mudança de paradigma dessa tecnologia de tela criada pela empresa do (falecido) Steve Jobs, a Retina Display permite um aumento considerável de resolução de tela, mantendo o mesmo tamanho de display dos atuais dispositivos móveis (principalmente os smartphones). Isso significa o aumento para quase o dobro de pontos por polegada de visualização nas novas telas de dispositivos embarcadas com essa nova tecnologia.

    Com a disseminação dessa nova tecnologia de visualização avançando para os PCs e notebooks (dispositivos que naturalmente já possuem telas maiores), muitos desenvolvedores precisam modificar a renderização gráfica de suas aplicações para manter de forma visível aos olhos humanos, não somente a janela do programa, mas principalmente botões, textos e imagens contidos nela. O maior impacto dessa tecnologia será nas páginas web.

    Com a atual "tecnologia" de renderização dos programas, quando abertos em dispositivos embarcados com a tecnologia Retina Display, a apresentação gráfica fica tão diminuta que torna impossível o uso dos programas por nós, seres humanos (e nossa limitação visual).


    Correção de Bugs e Vulnerabilidades

    Essa nova versão de atualização para o cliente de BitTorrent Transmission inclui várias correções para bugs da versão Qt, o que melhora o uso de links do tipo Magnets, além de corrigir problemas com internacionalização (apresentação de outros idiomas em tela, diferente do Inglês) apresentados na última versão lançada.

    Um potencial problema de vulnerabilidade também foi corrigido para esta versão. O mesmo envolvia uma vulnerabilidade do tipo XSS (Cross Site Scripting). Já a dependência da GTK+ desta ferramenta migrou para a versão GTK+ 3 como biblioteca de interface gráfica padrão (ou, mais exatamente, exclusiva). Assim sendo, os interessados em continuar a utilizar o Transmission como seu cliente de BitTorrent favorito e na atual versão 2.61 com GTK, terão de atualizar as respectivas bibliotecas em sua distribuição Linux instalada.

    Normalmente as principais distribuições Linux já oferecem a respectiva atualização da biblioteca GTK+ 3 através de suas respectivas ferramentas de gerenciamento de pacotes.


    Como Baixar

    Uma lista completa das correções e melhorias para essa nova versão, você encontra no seu respectivo Change Log [2]. A versão 2.61 do Transmission está disponível para download do site oficial do projeto [3] para várias plataformas incluindo Mac OS X e várias distribuições Linux. Tanto os binários quanto o código fonte do Transmission estão sob uma licença dupla: MIT License e GPLv2.


    Links de Interesse:

    [1] Transmission 2.61 Moves to GTK+ 3
    [2] Change Log da Versão 2.61 do Transmission

    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L