• Liberado Primeiro Código do MeeGo

    Para todos os impacientes, uma boa notícia: como prometido, os desenvolvedores do MeeGo acabam de liberar o primeiro código de sua distribuição Linux para dispositivos móveis. Essa liberação do código foi projetada para permitir que os desenvolvedores possam ter sua primeira exposição ao MeeGo e já permitir sua colaboração no desenvolvimento deste sistema operacional. O MeeGo é resultado de uma colaboração anunciada em fevereiro deste ano de 2010, entre duas grandes empresas de tecnologia, a Nokia e a Intel, ambas em um projeto conjunto da Linux Foundation, que combina as plataformas Linux Maemo da Nokia, e a Moblin da Intel.


    O código foi compilado e está disponível para download [2] para o processador ARM (utilizado no modelo N900 da Nokia), e processador Atom (utilizado nos Netbooks e Handsets da Intel). Para aqueles que esperam uma visão completa do sistema operacional, acredito que ficarão um pouco desapontados. Atualmente, o código só está efetuando o boot para um terminal. Além disso, ainda não foram incluídas as "MeeGo User Experiences" prometidas no projeto. O jeito é esperar (e pressionar) os desenvolvedores (ou meter a mão na massa você mesmo ;-)

    O que está realmente incluído no pacote é o sistema operacional e as camadas de middleware. Para o próximo mês, os desenvolvedores planejam adicionar os elementos ausentes, assim como uma preparação para a primeira versão do MeeGo a ser lançada em maio deste ano de 2010. Os desenvolvedores do MeeGo já abriram um Wiki [3] voltado para os próprios desenvolvedores interessados em contribuir para o projeto, um repositório Git [4], e uma página do Bugzilla [5], para o rastreamento de Bugs e problemas relacionados.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...se-968944.html
    [2] Download das imagens do MeeGo: http://meego.com/downloads
    [3] Wiki para Desenvolvedores do MeeGo: http://wiki.meego.com/Main_Page
    [4] Repositório Git do MeeGo: http://meego.gitorious.org/
    [5] Página do Bugzilla para o MeeGo: http://bugzilla.meego.com/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L