• Saudi Aramco: Maior Companhia de Petróleo do Mundo Atacada por Malware

    A companhia petrolífera Saudi Aramco, situada na Arábia Saudita, relatou a ocorrência de uma falha de segurança bastante grave, que pode ter causado grandes transtornos em sua rede. Um malware teria causado uma infecção grande dentro de sua rede, mas as consequências ainda são desconhecidas. Em sua página na popular rede social Facebook, a empresa declarou o seguinte:

    Na quarta-feira, dia 15 de agosto de 2012, um funcionário da Saudi Aramco confirmou que a empresa isolou todos os seus sistemas eletrônicos de acesso exterior, como uma medida de precaução que logo foi tomada, após uma interrupção repentina que afetou alguns dos setores da sua rede electrônica. A ruptura era suspeita de ser o resultado de um vírus que infectou estações de trabalho, sem afetar os componentes primários da rede.


    Grande empresa do ramo de petróleo situada na Árabia Saudita, não ficou isenta de atividades envolvendo malware


    Por causa disso, a Saudi Aramco confirmou a integridade de sua rede eletrônica que gerencia seu negócio principal e que a interrupção não teve qualquer impacto, por qualquer das operações de produção da empresa. A empresa emprega uma série de procedimentos de precaução e múltiplos sistemas redundantes dentro de seu sistema avançado e complexo, que são usados ​​para proteger o seu funcionamento e os sistemas de base de dados.

    De acordo com alguns relatórios não confirmados através do Twitter e do Pastebin, a situação é muito mais grave. Estes tipos de informações devem ser tomados com um "grão de areia", mas foi dito que um grande número de sistemas foi completamente arrasado e que tanto a Web e servidores de correio eletrônico, assim como o controlador de domínio também foram atingidos por causa desse ataque.


    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2228

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L