• Trojan Wirenet tem como Alvo Usuários de Mac OS X e Linux

    Devido aos usuários do Windows constituírem a maioria dos usuários de computadores em todo o mundo, grande parte da ocorrências de malware são projetadas para atingir esse sistema operacional e todo e qualquer software feito especialmente para ele. Nesse contexto, pesquisadores da empresa de segurança russa Doctor Web, recentemente, descobriram a existência de um cavalo de Tróia que rouba senhas e um backdoor que visa especificamente usuários dos sistemas Linux e Mac OS X.


    Mac OS X e Linux não estão isentos das más investidas originárias de pragas cibernéticas. O cavalo de tróia "Wirenet" elegeu os dois sistemas citados, como alvos de seus ataques


    Conhecido por "Wirenet", o trojan teria tido acesso aos registros de senhas ao entrar no Firefox, Chrome, Chromium e Opera (mas aparentemente não teve acesso ao Safari) e as senhas armazenadas por aplicações de código aberto e multi-plataforma, como é o caso do cliente de e-mail Thunderbird, suíte SeaMonkey e cliente Pidgin IM. Ele se comunica com o servidor de controle localizado em 212.7.208.65 utilizando o Advanced Encryption Standard, e entrega a mercadoria a ele.

    Os pesquisadores ainda não tem nenhum conhecimento quanto ao método usado para espalhar o trojan, mas eles continuam investigando fortemente como ele executa as suas atividades. Além disso, eles consideram Wirenet para como o primeiro Trojan desenvolvido exclusivamente para a segmentação OS X e Linux.


    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2247