• Kaspersky Lab Publica Pesquisas Sobre "Wiper"

    Em abril de 2012, uma série de incidentes foram relatados publicamente sobre um programa de malware com alto poder destrutivo conhecido como "Wiper". O malware atacou sistemas de computadores ligados a uma série de instalações de petróleo na Ásia Ocidental. Já em maio de 2012, a equipe da Kaspersky Lab realizou uma pesquisa solicitada pela União Internacional de Telecomunicações para investigar os incidentes e determinar a ameaça potencial deste novo malware, relacionado à sustentabilidade e segurança mundial.



    "Wiper" é mais um elemento que compõe a imensa lista de pragas cibernéticas, que tem feito sua disseminação na Web


    Hoje, os especialistas da Kaspersky Lab publicaram a pesquisa que resultou da análise digital forense das imagens de disco rígido, que foram obtidas a partir das máquinas atacadas por Wiper. Essa análise fornece insights sobre o método altamente eficaz que é posto em prática pela praga cibernética para destruir sistemas de computadores, incluindo seus dados únicos de "limpeza padrão" e comportamento destrutivo.

    Muito embora a procura por Wiper tenha resultado na descoberta acidental do igualmente perigoso Flame, nesse meio tempo, a forma eficaz utilizada por Wiper para destruir máquinas pode ter incentivado copycats a criar malwares com grande potencial destrutivo, como é o caso do Shamoon, que surgiu neste mês de agosto de 2012.


    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2248

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L