• Open Recall: Knoppix, TurboLinux, wattOS e Haiku

    OpenRecall é um espaço destinado para abordagem de eventos minimalistas, como atualizações de pacotes, notícias sobre distribuições, mas que valem muito a pena ser divulgados. Esta edição é sobre alguns dos lançamentos mais recentes de distribuições Linux e algumas notícias relevantes, incluindo a última atualização do Knoppix, uma atualização para TurboLinux (depois de 5 anos), liberação de um RC6 para o wattOS e uma porta de 64-bits do Haiku.

    O Knoppix, uma das mais tradicionais distribuições Linux, recebeu o update 7.0.4. Knoppix apresenta o kernel 3.4.9 e o X.org 7.7, além do X Server. A edição em DVD do sistema operacional baseado em Debian também inclui um kernel de 64 bits (opcional) para sistemas com mais de 4 GB de RAM, e uma opção de ambientes como o GNOME 3.4 ou KDE SC 4.7.4, além de LXDE (Lightweight X11 Desktop Environment), que é utilizado como desktop padrão. Além disso, a versão 3.5.4 do LibreOffice, o Chrome 21, o 1.5.10 do WINE e Iceweasel 10.0.6 (a versão re-branded do navegador Firefox para o Debian), estão entre as atualizações de pacotes incluídas nesse release. Knoppix 7.0.4 pode ser baixado a partir de espelhos do projeto.




    Knoppix Linux, uma das distribuições mais populares e antigas, também recebeu atualizações importantes


    Na sequência das atualizações, vem o Turbolinux 12.5. Ele, que é uma das mais antigas empresas de distribuição Linux existentes, lançou uma nova versão de sua distribuição Linux para desktops e sistemas embarcados. Conforme observado pela DistroWatch, Turbolinux Client 12.5 é a primeira atualização para o sistema operacional desde Novembro de 2007, e traz consigo uma série de upgrades importantes. Construído sobre o kernel Linux 3.1.10, o lançamento inclui a versão 3.5.9 do ambiente de desktop KDE, o Firefox 14.0.1 e o cliente Thunderbird 14.0; outros pacotes como a suíte LibreOffice 3.5.5 estão disponíveis a partir do repositório on-line da distribuição.

    Houve novidades também para o WattOS R6. Com a mais recente atualização de sua distribuição Linux leve, os desenvolvedores do wattOS atualizaram o sistema operacional subjacente para Ubuntu 12.04.1 LTS e o kernel para a versão 3.2.0-29. O lançamento deste sexto Release Candidate também traz o media player VLC, a adição do CD Xfburn e aplicação de gravação de DVD, mudanças relacionadas ao tema e ao instalador. O anúncio de lançamento contém uma lista de mudanças, incluindo novos pacotes, a partir do R5 para R6.

    E finalizando a lista de updates, está o Haiku, que é um sistema que foi portado para x86_64 durante o verão. A versão de 64 bits do Haiku foi criada por Alex Smith, como parte do Google Summer deste ano, no qual os estudantes universitários recebem salários para escrever e desenvolver o código para vários projetos de código aberto. Enquanto os ports do Haiku estão trabalhando, alguns recursos (incluindo aplicativos e drivers), estão disponíveis no momento. O código está disponível a partir do repositório GitHub Smith. A versão atual do Haiku é a R1/Alpha 3, que foi liberada no mês de junho do ano passado.


    Saiba Mais:

    [1] Heise On-line http://www.h-online.com/open/news/it...u-1697730.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L