• Co-Fundador do The Pirate Bay Preso no Camboja

    Gottfrid Svartholm, um dos quatro fundadores do site de vídeo Pirate Bay, foi preso na última quinta-feira, dia 30 de agosto, no Camboja. Svartholm, um jovem de 27 anos de idade que tinha sido residente há vários anos na capital do Camboja, Phnom Penh, foi preso a pedido das autoridades suecas por causa de um "crime relacionado à tecnologia da informação". Lembrando que Svartholm, junto com seus co-fundadores do Pirate Bay, Peter Sunde e Neij Fredrik e Carl Lundström, CEO da ISP (ex-The Pirate Bay), havia sido condenado em 2009 a um ano de prisão e ao pagamento de cerca de US$ 1 milhão (cada).

    O pagamento seria equivalente a uma indenização por violação de direitos autorais de empresas de cinema e música. Sunde, Neij e Lundström recorreram ao tribunal e obtiveram sua sentença de prisão reduzida. Svartholm, que não estava presente no apelo devido a problemas de saúde, ficou preso com a sentença original.



    Svartholm foi preso na capital cambojana, sob a acusação de crime relacionado à área de InfoSec


    Svartholm deveria voltar para a Suécia, em janeiro, a fim de começar a cumprir a pena de prisão, mas ele não apareceu; sendo assim as autoridades suecas emitiram um mandado internacional de prisão contra ele. Segundo TorrentFreak, Svartholm foi preso em seu apartamento e, apesar do fato de que a Suécia e Camboja não têm um tratado de extradição em vigor, acredita-se que as autoridades cambojanas em breve encontrarão uma maneira de entregá-lo a seu país natal.


    Saiba Mais:

    [1] CBC News Technology http://www.cbc.ca/news/technology/st...ay-arrest.html
    [2] Help Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=13515

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L